Suplemento na Atividade Física, Engorda ou Emagrece?

Nosso corpo precisa de energia para desenvolver todas as suas atividades. A alimentação pré treino é importante, o consumo de carboidrato antes do treino é fundamental para que o praticante tenha grande reserva de glicogênio muscular para o início do esforço. O glicogênio armazenado no fígado e nos músculos fornece a maior parte da energia durante o exercício. Sendo assim, o prolongamento da duração do exercício e/ou a intensidade do mesmo, leva a uma diminuição dos estoques de glicogênio, podendo levar à fadiga.

Os alimentos energéticos são alimentos fonte de carboidrato, são eles que nos dão energia para desenvolver todas essas atividades sem sentir efeitos colaterais ou incômodos durante o treino. O ideal é essa fonte de carboidrato, seja de boa qualidade e na quantidade adequada. Eles devem ser de fácil digestão, como pães, biscoitos salgados ou doces sem recheio, bolo simples (de fubá, laranja), e frutas sem casca e sem bagaço ou sucos de frutas.

Quando consumimos alimentos integrais antes do treino, atrapalhamos nosso rendimento e absorção pois são alimentos de lenta absorção. Por isso devemos optar por alimentos que absorvem rápidos como os já citados. O ideal é que essa alimentação seja feita no máximo 1h antes (se for uma refeição completa), se não, um lanche rápido de 40 a 30 minutos antes. Não coma de mais!!! Seu organismo vai sobrecarrega e ficar dividido entre a digestão e a atividade física, isso pode gerar congestão, náusea, vômito e perca no desempenho da atividade física.

Mas a alimentação na atividade física não para por aí! Após o treino, a oferta deve ser de 0,7 a 1,5g de carboidrato com alto índice glicêmico e deve iniciar-se assim que possível (15 a 30 minutos do pós-treino), a cada 2 horas e por até 6 horas após o exercício. Juntamente com esta estratégia, está o consumo de 5 a 9g de proteínas, que também favorece a ressíntese de glicogênio. A inclusão de proteínas após treinos deve estar adequada as necessidades individuais e ainda ao horário de treinamento.

Se os treinos são realizados nas primeiras horas do dia, provavelmente a refeição após treinos será mais rica em proteínas, já que as quantidades de aminoácidos disponíveis na corrente sanguínea podem estar diminuídos. O consumo de proteínas para pessoas fisicamente ativas deve ser próximo a 1,8g/kg de peso por dia. Essa concentração atende às necessidades de praticantes de atividades intensas e moderados. Sem uma alimentação adequada antes do treinamento, você não só pode ter um treino improdutivo como também por em risco o organismo e a massa muscular.

Uma boa refeição para esta fase compreende por carboidratos de baixo IG e proteínas, qual fornecerá combustível para extrair o máximo de força e resistência dos músculos durante o treino, além de preservar a preciosa massa muscular.Você pode optar por alimentos como batata-doce, macarrão e arroz. Ao nível de proteínas, você pode optar por aves ou peixes.

Se a refeição for um lanche, as claras de ovo poderão ser uma boa opção. Praticantes de musculação gostam muito de um batido pré-treino composto por maltodextrina e whey, Batata-doce também pode ser uma boa opção por sua praticidade. A alimentação pré-treino é pobre em gorduras e fibras para facilitar o esvaziamento gástrico, e rica em carboidratos (de baixo índice glicêmico) para manter a glicemia.

O consumo de proteínas é moderado. Além de se atentar aos macronutrientes, é preciso lembrar que durante o treinamento, ocorre uma perda de água e sais minerais pelo suor, que deve ser resposta o quanto antes, para se evitar a desidratação e seus efeitos deletérios na dinâmica cardiovascular, regulação de temperatura e no próprio desempenho. Indicamos o consumo de isotônico ou até mesmo da água de coco que é um repositor hídrico natural Para quem quer perder peso esqueça os suplementos proteícos, a não ser que queira usar como shakes substitutos de refeições.

Quer emagrecer?

Alimente-se depois de 1h após o treino, use termogenicos pré treino e consuma shake proteíco em uma refeição

Quer ganhar massa muscular?

Consuma suplementos pré treino energéticos, maltodextrina e após a atividade

Shake substituto de refeição para perda de peso ou como lanche da tarde para suplementação e hipertrofia

2 col de sopa de bioplex

01 col de sopa de cacau em pó

200ml de leite sem lactose

Bata no liquidificador e beba em seguida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *