A RAINHA DAS PANCS: ORA-PRO-NOBIS

Em 2009, as Nações Unidas, através da FAO (Food and Agriculture Organization) predisse que haverá um aumento de 34% na população mundial com até 70% de aumento da demanda por alimento. Como, quanto e quais fontes de alimentos serão necessárias para garantir a segurança alimentar populacional?
A má nutrição, segundo a OMS, engloba o que hoje conhecemos por desnutrição proteico calórica e seu extremo oposto, a hiper nutrição. Embora esse termo traga consigo a ideia de que o indivíduo obeso seja hiper nutrido, isso está mais longe da realidade do que se imagina. Associada à obesidade está a má qualidade do alimento consumido que traz consigo alta carga calórica, mas baixa densidade nutricional. Esse paradoxo (obesidade associada à deficiência nutricional) é a força motriz das doenças crônico-degenerativas.
A procura por fontes alimentares acessíveis, naturais, ricas em nutrientes é o caminho mais seguro para a preservação da nutrição de qualidade e prevenção da obesidade. Com esse objetivo, o consumo de PANCs (Plantas alimentícias não convencionais) vem sendo estudado nos últimos anos. Nem todas as plantas comestíveis disponíveis na natureza estão nas gôndolas dos supermercados. Temos, no Brasil, aproximadamente 10 mil PANCs mas ingerimos apenas umas 200 delas! Olha que potencial perdido…

O que são, então, as PANCs?
PANCS são os vegetais que não comemos porque não sabemos que podem ser ingeridos, mas que podem servir de alimento, apesar de não serem tipicamente disponibilizados no comércio tradicional.

A rainha das PANCS: a ora-pro-nóbis
A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é uma folhagem PANC que se destaca por suas propriedades nutricionais únicas:
– Perfil de macronutrientes: o conteúdo proteico da ora-pro-nóbis é alto quando comparado a outros vegetais, o que lhe rendeu o apelido de “carne vegetal”. O nível de aminoácidos essenciais é maior que o recomendado pela FAO para o consumo de um adulto, com exceção ao aminoácido metionina, o que a torna uma boa alternativa proteica para pacientes em tratamento oncológico (uma vez que temos estudos mostrando benefícios da dieta restrita em metionina para essa população). Destaca-se o conteúdo do aminoácido lisina, que representa 5 a 6% do total do conteúdo proteico (tornando-a também interessante para pacientes em tratamento de herpes) e do aminoácido triptofano (importante para pacientes deprimidos). A proteína representa 25 a 28% do conteúdo de macronutrientes da ora-pro-nóbis seca, muito superior ao milho (que tem de 7 a 10%) e ao feijão (que tem de 18 a 20%). Outra vantagem da planta é que o conteúdo lipídico é reduzido em relação ao proteico, representando apenas 6,5% do peso total. A ora-pro-nóbis também é rica em fibras, em torno de 39gr para 100gr das folhas, com alto conteúdo de fibras solúveis (5,2g para cada 100g), tornando-a uma boa auxiliar para pacientes com constipação intestinal, para controle do colesterol e melhora da saciedade

– Conteúdo mineral: a ora-pro-nóbis tem alto conteúdo de cálcio (3420mg/100g), magnésio (1900mg/100g), potássio (1632mg/100g), fósforo (156mg/100gr), manganês (46,4mg/100g), zinco (26,7mg/100g), ferro (14,2mg/100g), boro (5,55mg/100g) e cobre (1,4mg/100g). Perfil muito superior ao agrião, espinafre e às folhas da batata doce.

– Digestibilidade: estudo in vitro conduzido na Unicamp, em Campinas, mostrou boa digestibilidade da planta, de 75,9% a 90,2% na dependência do local de cultivo do vegetal. Digestibilidade superior ao feijão (68%), ao arroz (58%) e cevada (68%) (https://nutritotal.com.br/pro/existe-diferenca-na-digestibilidade-das-proteinas-de-origem-vegetal-e-animal/)

– Conteúdo vitamínico: rica em beta caroteno, Vitamina C e, especialmente, ácido fólico (chegando a conter 19mg dessa vitamina a cada 100g da planta)

– Conteúdo fenólico e de flavonoides: Os compostos fenólicos são produtos secundários do metabolismo vegetal que apresentam atividade antioxidante devido sua estrutura química que lhes confere propriedades redutoras. Os flavonoides constituem a maior classe de compostos fenólicos, atuando de diferentes maneiras no organismo humano. Dez compostos fenólicos foram identificados na planta, sendo o ácido caftárico o mais abundante. O ácido caftárico tem sido usado na dermato-cosmética como ativo clareador de pele e tratamento de melasmas. Entre o conteúdo de flavonoides destacam-se a quercetina e a rutina. Estudos toxicológicos não mostraram toxicidade hepática ou qualquer atividade tóxica para mucosa oral e intestinal em ratos e culturas celulares.

Realmente, a ora-pro-nóbis é uma rainha! Na medicina popular, segundo artigo de 2019 da Universidade de Maringá, a planta tem sido usada por séculos para tratar doenças renais (sem sinais de toxicidade), embora não tenha sido citada a qual condição renal se referiam no artigo. Ainda de acordo com o mesmo estudo, a planta tem sido usada para cicatrização de feridas e inflamações cutâneas (como dermatites de causas diversas) e como eficiente emoliente. Estudos na última década também apontam efeitos promissores contra leucemia, neuro blastoma e câncer de mama.
Mas seus feitos benéficos não acabam aqui. Foi identificada também uma atividade antimicrobiana da ora-pro-nóbis que poderia ser muito interessante para o tratamento de condições como a disbiose intestinal. Estudos em culturas de bactérias Gram + (Enterococos faecalis, Listeria e Staphylococcus) e Gram – (Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Morganella, Proteus mirabillis e Pseudomonas) sugerem largo espectro de atividade antimicrobiana. O extrato de ora-pro-nóbis foi mais eficiente, por exemplo, que o antibiótico Ampicilina contra a bactérias Klebsiella.

Como introduzir a ora-pro-nóbis no dia a dia?
O pó de ora-pro-nóbis vem sendo estudado para o enriquecimento de produtos industrializados, especialmente com o objetivo de elevar o conteúdo proteico, de fibras e minerais do produto, além de aumentar o tempo de prateleira, devido suas propriedades antioxidantes.
No dia a dia, tanto as folhas quanto o pó podem ser adicionados às refeições e às receitas do diárias. Em geral, 1 colher de sopa (ou 10g) pode ser misturada nos alimentos, como sucos, vitaminas, panquecas, patês, sopas ou o que mais sua criatividade for capaz.

Gantanta o seu em:
https://www.nacaoverde.com.br/suplementos/ora-pro-nobis-amesse-200g/?parceiro=6721

 

Fontes:
(https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0963996921006086)
(https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814619308696)
https://doi.org/10.1080/09637480802534509
(https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S030881462101356X)
e-ISSN 1983-4063 – www.agro.ufg.br/pat – Pesq. Agropec. Trop., Goiânia, v. 50, e62365, 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beleza

PSYLLIUM: a fibra ouro da…

11 de maio de 2023

PSYLLIUM: a fibra ouro da natureza As fibras são um importante componente da uma dieta humana ideal, na medida em

Saiba Mais
Beleza

4 Motivos para você usar…

8 de julho de 2021

Bastante divulgada como um suplemento, a coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e também é encontrada

Saiba Mais
Beleza

4 cuidados básicos que devemos…

30 de junho de 2021

Com as baixas temperaturas, é preciso ficar mais atento à saúde e beleza das mãos e dos pés. Na época

Saiba Mais
Beleza

Esfoliante corporal: passo a passo…

17 de junho de 2021

Quando falamos em ter uma pele mais hidratada, nutrida, macia e renovada, já pensamos imediatamente em creme corporal que encontramos

Saiba Mais
Saúde

Os Benefícios da Cúrcuma

12 de setembro de 2023

A cúrcuma é uma especiaria que tem sido valorizada há séculos por suas propriedades medicinais e benefícios à saúde. Ela

Saiba Mais
Saúde

Tudo sobre Whey Protein: O…

22 de agosto de 2023

Tudo sobre Whey Protein: O que é, Para que serve e Como escolher! Whey Protein: para que serve? O Whey

Saiba Mais
Saúde

A PRÓPOLIS E SEUS BENEFÍCIOS:…

15 de agosto de 2023

O extrato de própolis é uma mistura de materiais à base de resina vegetal e que é modificado pela secreção

Saiba Mais
Saúde

A RAINHA DAS PANCS: ORA-PRO-NOBIS

31 de maio de 2023

Em 2009, as Nações Unidas, através da FAO (Food and Agriculture Organization) predisse que haverá um aumento de 34% na

Saiba Mais
Receitas

Cardamomo: para que serve, benefícios…

10 de junho de 2021

Você é uma pessoa que gosta de misturar doçura e refrescância? E ainda por cima, com uma pitada de calor?

Saiba Mais
Receitas

O que é Levedura Nutricional…

4 de setembro de 2020

Te desafio a acertar o que é: Ela é vegana, tem alto valor nutricional, sem glúten, rica em proteínas, fibras,

Saiba Mais
Receitas

Temperos alternativos para seu prato!

11 de fevereiro de 2019

Desses temperos, o que mais temos que ter cuidado é o sal por conta da quantidade de sódio. Temperos como

Saiba Mais
Receitas

Receitas de Chás Gelados para…

20 de dezembro de 2018

Chás Gelados para o verão Oi Pessoal!  Queria fazer uma pergunta para vocês...Quem ai está sofrendo com o calor?  O

Saiba Mais