Qual a relação do uso de agrotóxicos e o a número de pessoas contraindo câncer?
Cientistas do Instituto Nacional do Câncer, e a Environmental Protection Agency (EPA) começou um projeto de pesquisa conhecido como o Estudo de Saúde Agrícola para ver a relação do uso de agrotóxicos no desenvolvimento de câncer e outras doenças da comunidade agrícola.
Estudo feito com cerca de 90.000 pessoas para ver a relação do uso de agrotóxicos e câncer, entre elas agricultores e seus familiares nos Estados Unidos nas regiões da Carolina do Norte e Iowa.
Vimos que a comunidade agrícola apresenta uma menor taxa de mortalidade que envolvem problemas cardíacos, do pulmão, do cólon e da bexiga. Porém, em relação a taxa de mortalidade envolvendo câncer, a porcentagem apresentada nos agricultores com relação ao restante da população é maior.
Como foi feito o estudo?
Pesquisadores avaliaram mais de 20 pesticidas para determinar se os agricultores que os utilizam correm riscos de desenvolver câncer. Essas análises mostraram que sim, pessoas expostas aos pesticidas têm um risco aumentado de desenvolver certos tipos de câncer.
Por exemplo, um estudo relatou que as pessoas que usam o herbicida imazethapyr aumentam os riscos de câncer de bexiga e câncer de cólon. Este é um dos mais usados para matar ervas daninhas em soja, feijão, alfafa, e outros campos de cultivo.
Outro herbicida chamado triazina , apontou outros tipos de câncer, o câncer de tiróide e de mama.
Qual a melhor alternativa para a alimentação?
Sem dúvida o consumo de alimentos orgânicos são muito mais seguros.
Hoje, graças aos avanços nos estudos na agricultura orgânica, é possível realizar o cultivos de diversos alimentos orgânicos sem uso de herbicidas ou pesticidas químicos e nem adubos químicos (os adubos químicos também entram na listas dos possíveis responsáveis pelo aumento do número de mortes por câncer), realizando a proteção através do cultivo de outras espécies por exemplo.
Os insetos e as pragas que atacam as plantações tem “preferência” por determinados alimentos. Alguns agricultores utilizam este conhecimento para proteger sua plantação. Alguns, cercam a plantação de tomates com couve, assim as pragas e os insetos acabam por atacar as couves ao redor prejudicando menos o cultivo do tomate.
Legal né?
O mais legal é que houve um grande crescimento na oferta de alimentos orgânicos, e isso se deve a facilidade no acesso a informações que gerou um aumento da demanda!
Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home