Estresse Infantil: Saiba como controlar.

Estresse Infantil: Saiba como controlar.

Estresse Infantil: Saiba como controlar com alimentação saudável.

O estresse não atinge apenas os adultos. Saiba identificar o quadro nas crianças e controlar o problema com alimentação saudável. Leia mais:

Estresse é um mal que não atinge exclusivamente os adultos. Crianças também sofrem cobranças e ficam abaladas quando não conseguem lidar com determinados conflitos do dia a dia. A exaustão física e mental são provocam estresse e, quando o quadro é desenvolvido na infância, alguns cuidados e atenção extra são necessários.

Algumas das causas comuns do estresse infantil são as grandes mudanças na rotina, como, por exemplo, escola ou casa nova, separação dos pais, chegada de um irmão, excesso de atividades extracurriculares, dificuldade de aprendizagem, bullying, timidez, má alimentação, falta de atividades lúdicas que estimulem a criatividade e sejam prazerosas.

A boa alimentação é ótima como forma de combater e aliviar o problema. As crianças estão em fase de crescimento e precisam de nutrientes para um desenvolvimento saudável. A falta de vitaminas também pode causar um quadro de estresse.

Alimentos industrializados devem ser evitados e os ricos em magnésio – como castanhas, nozes, semente de abóbora, aveia, arroz integral, trigo e folhosos de cor verde-escuro – devem fazer parte da dieta. Carboidratos também devem estar presentes na medida certa, pois funcionam como uma reserva de energia para o organismo. Frango e peixes são fontes de triptofano, que auxiliam na prevenção da depressão e estresse crônico.

Quando a criança começa a apresentar alterações no apetite (aumento ou diminuição), comportamento descontrolado ou quieto demais, falta de interesse nas atividades que gostava, irritação, agressividade e isolamento, esses são sinais claros de que algo não anda bem. O ideal é procurar um profissional de saúde.

 

Deixe uma resposta