Entenda a diferença de vegetarianos e veganos

Entenda a diferença de vegetarianos e veganos

Entenda a diferença de vegetarianos e veganos

Você deve ouvir muito sobre a dieta vegana, não é? Ela exclui totalmente o consumo de carnes, peixes e qualquer produto de origem animal, eliminando do cardápio alimentos que possuem muita gordura saturada e colesterol.  É composta por alimentos com poucas calorias, como frutas, legumes, verduras, leguminosas, cereais, nozes e sementes.

Já os vegetarianos não são tão radicais quanto ao consumo de alguns derivados. Eles consomem, por exemplo, ovos e laticínios, eliminando as carnes e peixes do cardápio.

Por se tratar de uma dieta de origem vegetal, a alimentação vegetariana é considerada um caminho para uma alimentação saudável. O elevado consumo de frutas, verduras e legumes fornecem a quantidade necessária de nutrientes, minerais e vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo.

Mais do que uma preocupação com os hábitos alimentares, a filosofia vegana tem como principal foco a questão ética sobre a exploração animal. Por isso não consomem nada que tenha origem animal, inclusive roupas que levam lã ou pele, por exemplo. Além de produtos testados em animais, que também ficam de fora da lista de consumo deles.

O vegetarianismo não tem uma motivação 100% voltada para questões éticas, pode ser por questões de saúde ou até religiosas. Existe uma discussão frequente entre as duas vertentes. Pois uma é contra matar animais para alimentação e a outra luta contra toda a exploração animal de forma ampla.

Para quem quer seguir a dieta vegetariana ou vegana deve-se lembrar que, além de uma dieta, adotar esses hábitos é um estilo de vida. O objetivo principal dos adeptos é a conscientização de problemas muitos maiores do que perder peso, por exemplo. A maioria luta contra os impactos da pecuária sobre o meio ambiente. A compaixão pelos animais sobressai o seu consumo. Para entender melhor sobre esse assunto, assista o documentário Cownspiracy, que fala da questão.

Quem decidir adotar alguma das dietas deve procurar um médico nutricionista para acompanhar essa mudança.

Imagem: goa vegetariano

Deixe um comentário