16.09: Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio – Aprenda como ajudar!

Em 16 de Setembro é celebrado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, que tem como objetivo alertar a todos sobre a necessidade de preservação da Camada de Ozônio.

A Importância da Camada de Ozônio

A chamada camada de Ozônio é um tipo de gás que fica na estratosfera e através de sua composição ajuda a proteger a Terra contra os efeitos dos raios que são emitidos pelo sol, como o ultravioleta, que são nocivos aos seres humanos, podendo causar câncer de pele e outras doenças se houver grande exposição.

Diversas pesquisas mostraram que ao longo dos anos houve uma diminuição na camada de ozônio e, em alguns lugares, cientistas afirmam que foram criados buracos nesta camada, gerando um alerta de um grande risco a população do planeta nos próximos anos.

Existem diversos gases que podem afetar a camada de ozônio, porém um dos mais críticos é o clorofluorcarbono (CFC), que é comum em aerossóis e equipamentos de refrigeração, e ao alcançarem a estratosfera, geram reações químicas com o ozônio, fazendo com que o mesmo seja transformado em oxigênio, que não é capaz de proteger a Terra contra os raios emitidos pelo sol.

Quer ajudar? Siga nossas dicas:

1- Quando for comprar novos eletrodomésticos priorize modelos do tipo Green, livres de CFC em sua composição.

2- O uso de CFC em aerosois está proibido no Brasil desde 1988, mas quem costuma trazer cosméticos e outros produtos de fora do Brasil deve ficar atento à composição dos frascos.

3- Na hora da limpeza do congelador ou freezers mais antigos, lembre-se se não usar objetos pontiagudos ou cortantes, e evite assim a perfuração da tubulação que pode liberar o CFC.

4- Priorize transportes verdes como o metrô e bicicleta. O CO2 emitido pelos escapamentos de carros e ônibus também tem a capacidade de causar danos à camada de ozônio.

5- Verifique se há vazamento de gás no seu ar-condicionado, pois os vazamentos fazem com que os gases cheguem à atmosfera.

6- Evite o uso de geradores, pois eles são movidos à óleo diesel e também causam danos à camada de ozônio.

Ajude o meio ambiente, a camada de ozônio é uma entre diversas outras atitudes que se mudarmos começando por nós, isso pode mudar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *