AFRO-BRASILEIRA
Você sabia que o negro introduziu na cozinha brasileira o leite de coco-da-baía, o azeite de dendê, a pimenta malagueta, o famoso feijão preto, o quiabo; além disso, ensinou a receita do vatapá, caruru, mungunzá, acarajé, angu e pamonha.
Os hábitos portugueses foram saindo e os africanos entrando com a famosa combinação de chuchu com camarão, ensinando a fazer pratos com camarão seco e a usar as panelas de barro e a colher de pau.
O africano contribuiu com a difusão do inhame e da cana de açúcar, muito usado em seus hábitos alimentares.
A CULINÁRIA DA ÁFRICA AJUDOU A CRIAR A COZINHA BRASILEIRA
INFORMES ALIMENTÍCIOS :
Abará:Bolinho de origem afro-brasileira feito com massa de feijão-fradinho temperada com pimenta, sal, cebola e azeite-de-dendê, algumas vezes com camarão seco, inteiro ou moído e misturado à massa, que é embrulhada em folha de bananeira e cozida em água. (No candomblé, é comida-de-santo, oferecida a Iansã, Obá e Ibeji).
Aberém: Bolinho de origem afro-brasileira, feito de milho ou de arroz moído na pedra, macerado em água, salgado e cozido em folhas de bananeira secas. (No candomblé, é comida-de-santo, oferecida a Omulu e Oxumaré).
Abrazô: Bolinho da culinária afro-brasileira, feito de farinha de milho ou de mandioca, apimentado, frito em azeite-de-dendê.
Acaçá: Bolinho da culinária afro-brasileira, feito de milho macerado em água fria e depois moído, cozido e envolvido, ainda morno, em folhas verdes de bananeira. (Acompanha o vatapá ou caruru. Preparado com leite de coco e açúcar, é chamada acaçá de leite.) [No candomblé, é comida-de-santo, oferecida a Oxalá, Nanã, Ibeji, Iêmanja e Exu.]
Ado: Doce de origem afro-brasileira feito de milho torrado e moído, misturado com azeite-de-dendê e mel. (No candomblé, é comida-de-santo, oferecida a Oxum).
Receita rabada funcional
Ingredientes
– vinho branco seco (a gosto)
– 1 pão francês cortado em rodelas
– 1 ovo batido ligeiramente
– óleo de soja abundante pra fritar
– açúcar de demerara
– hortelã desidratada a gosto
Modo de preparo: Passe as rodelas de pão no vinho, dentro de um prato fundo. Passe no ovo apenas o suficiente pra envolver. Frite com óleo de soja. Polvilhe com o açúcar e hortelã.