Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Nós da Nação Verde apoiamos essa causa e estamos aqui para deixar nossos idosos cada vez mais saudáveis!!!!

Seguem algumas dicas para prepararem as refeições:

– Dar preferência a alimentos menos gordurosos, optar por leite e derivados com menor teor de gordura, remover as gorduras visíveis das carnes e usar óleos vegetais para cozinhar os alimentos;
– Não abusar da adição de açúcar, sal e pimenta, nem do uso de enlatados, embutidos e doces;
– Variar os alimentos que compõem o cardápio, incluindo alimentos regionais e de safra, e a forma de prepará-los (cozinhar, assar e grelhar, usar diferentes cortes para frutas, legumes, verduras e carnes). É importante também não acrescentar muita água ao cozimento e evitar que os alimentos permaneçam cozinhando por muito tempo, o que poderia levar à perda de nutrientes;
– Incentivar preparações com cereais integrais ou o uso de produtos feitos com farinha integral (pães, bolos, etc.). Outros alimentos ricos em fibras (frutas, legumes e verduras) devem ser utilizados no cardápio;
– Utilizar receitas que favoreçam o consumo de frutas, legumes e verduras, combinando esses itens, por exemplo, nas saladas;
– Planejar as refeições do dia de modo a favorecer o fornecimento adequado de nutrientes ao corpo, manter o peso saudável, por meio de uma alimentação acessível e segura.

O nutricionista pode auxiliar neste planejamento.
Quando a pessoa idosa apresentar limitações para mastigar e engolir, a forma de preparo, a consistência, a textura, o tamanho dos alimentos e a quantidade que é levada à boca devem ser adaptados ao grau de limitação apresentado.

LEMBRE-SE: IDOSO TEM QUE CONSUMIR ÁGUA, INCENTIVE O CONSUMO EM ALIMENTOS COMO SOPAS, CALDOS, SUCOS, VITAMINAS…DESIDRATAÇÃO MATA E PROVOCA DORES ARTICULARES ALÉM DO ENVELHECIMENTO ACELERADO DA PELE

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