8 Dicas para Seguir a Dieta Mediterrânea

Estudo recente mostrou que a Dieta Mediterrânea poderia evitar cerca de 30% das mortes por ataque cardíaco, derrames e doenças cardiovasculares em geral. Mas você sabe como funciona a dieta mediterrânea? Confira nossas dicas abaixo e aproveite o que ela tem de melhor:

Frutas e hortaliças: por conterem grande quantidade de fibras e antioxidantes (como beta-caroteno, licopeno, vitaminas E e C) previnem o câncer.

Cereais: são essencialmente fornecedores de energia para o organismo; mas, se forem integrais, também contribuem com vitaminas do Complexo B, vitamina E, selênio e fibras.

Leguminosas: são fonte de fibras e proteínas vegetais. As fibras combatem a constipação, evitam o câncer do cólon e reto (regiões do intestino grosso) e diminuem o nível do colesterol “ruim” (LDL) prevenindo o aparecimento das doenças cardiovasculares.

Oleaginosas: por possuírem ácidos graxos mono e poliinsaturados, as oleaginosas reduzem a chance da pessoa desenvolver a hipercolesterolemia (colesterol alto no sangue). No entanto, quem faz um plano alimentar, com objetivo de emagrecer, não deve exceder em seu consumo, pois apesar das inúmeras vantagens, elas são muito calóricas.

Peixes: são ricos em ácidos graxos ômega – 3, dessa forma, atuam contra o aparecimento de uma variedade de doenças, incluindo hipertensão, aterosclerose, doenças do coração e câncer.

Iogurtes: além de serem fonte de cálcio, contém lactobacilos (microorganismos vivos). O cálcio contribui para a prevenção da osteoporose e os lactobacilos beneficiam nossa flora intestinal, combatendo os microorganismos patogênicos que possam estar presentes nos intestinos.

Vinho tinto: por possuírem uma alta quantidade de flavonóides (antioxidantes), o vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos (ateromas), e por conseqüência, diminui o risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. De acordo com a cultura mediterrânea, o consumo do vinho tinto deve ocorrer durante as refeições, pois a presença de alimentos ameniza os efeitos tóxicos do álcool no organismo.

Azeite de oliva: é rico em fenóis (antioxidantes) e em ácido graxo monoinsaturado, sendo que o último atua no aumento da taxa do colesterol “bom” (HDL), favorecendo nosso coração. Segundo o costume do povo mediterrâneo, o ideal é consumi-lo diariamente, para temperar as saladas, regar um peixe ou carne que irá assar, fazer um arroz… o azeite, assim como qualquer outra gordura, é calórico. Portanto, seu consumo não deve ser exagerado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beleza

PSYLLIUM: a fibra ouro da…

11 de maio de 2023

PSYLLIUM: a fibra ouro da natureza As fibras são um importante componente da uma dieta humana ideal, na medida em

Saiba Mais
Beleza

4 Motivos para você usar…

8 de julho de 2021

Bastante divulgada como um suplemento, a coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e também é encontrada

Saiba Mais
Beleza

4 cuidados básicos que devemos…

30 de junho de 2021

Com as baixas temperaturas, é preciso ficar mais atento à saúde e beleza das mãos e dos pés. Na época

Saiba Mais
Beleza

Esfoliante corporal: passo a passo…

17 de junho de 2021

Quando falamos em ter uma pele mais hidratada, nutrida, macia e renovada, já pensamos imediatamente em creme corporal que encontramos

Saiba Mais
café energético
Dicas e Curiosidades

Café Energético: Conheça 4 Benefícios…

9 de julho de 2024

ÍndiceIntroduçãoO Impacto da Cafeína no OrganismoCafeína e Estado de AlertaEfeitos da Cafeína no Sistema Nervoso CentralAssociação entre Cafeína e ExercíciosConsiderações

Saiba Mais
benefícios do ômega 3
Saúde

10 Benefícios do Ômega 3…

2 de julho de 2024

ÍndiceIntrodução10 Benefícios do Ômega 31. Saúde Cardiovascular2. Função Cerebral3. Propriedades Anti-Inflamatórias4. Saúde Ocular5. Saúde Mental6. Desenvolvimento Fetal7. Saúde da Pele8.

Saiba Mais
Saúde

Exame Revolucionário Pode Detectar Alzheimer…

7 de junho de 2024

Recentemente, uma descoberta impressionante chamou a atenção no campo da saúde: um exame simples pode detectar a presença do Alzheimer

Saiba Mais
Saúde

Os Benefícios da Cúrcuma

12 de setembro de 2023

A cúrcuma é uma especiaria que tem sido valorizada há séculos por suas propriedades medicinais e benefícios à saúde. Ela

Saiba Mais
Receitas

Cardamomo: para que serve, benefícios…

10 de junho de 2021

Você é uma pessoa que gosta de misturar doçura e refrescância? E ainda por cima, com uma pitada de calor?

Saiba Mais
Receitas

O que é Levedura Nutricional…

4 de setembro de 2020

Te desafio a acertar o que é: Ela é vegana, tem alto valor nutricional, sem glúten, rica em proteínas, fibras,

Saiba Mais
Receitas

Temperos alternativos para seu prato!

11 de fevereiro de 2019

Desses temperos, o que mais temos que ter cuidado é o sal por conta da quantidade de sódio. Temperos como

Saiba Mais
Receitas

Receitas de Chás Gelados para…

20 de dezembro de 2018

Chás Gelados para o verão Oi Pessoal!  Queria fazer uma pergunta para vocês...Quem ai está sofrendo com o calor?  O

Saiba Mais