Se você não vive sem o batom vermelho, aconselho a não ler…
Você sabe de onde vêm os tons de vermelho dos batons, bebidas artificiais, sorvetes, bolachas e outras guloseimas industrializadas?
A substância carmim é um corante muito usado na produção de alimentos, produtos de beleza, tintas, corantes e é extraída da cochonilha-do-carmim, popularmente conhecido como Pulgão.
É isso mesmo que você leu! Muitos produtos possuem nota afirmando que não utilizam nada de origem animal, mas possuem a substância carmim em sua fórmula, que é de origem animal.
Para a produção desse corante, são necessários cerca de 70 mil insetos, esmagados e fervidos, para que a substância seja extraída de seu corpo e ovos, para se transformar em apenas 450g do corante vermelho.
E aí, assustador?
Este é o motivo pelo qual as maquiagens orgânicas ou naturais (que não utilizam ingredientes de origem animal) não conseguem atingir o vermelho intenso no batom que estes “bichinhos” ajudam a colorir. No caso da maquiagem as fontes alternativas são os minerais, quanto aos alimentos, o vermelho pode vir de outros alimentos vermelhos utilizados como corante, como por exemplo a beterraba (bem melhor não?).
Para saber se o produto utilizou o pulgão para sua coloração, basta procurar no contra rótulo: “Corante natural carmim de cochonilha”; Corante natural carmim; corante cochonilha; C.I. 75470 ou E120, se encontrar um destes nomes, foi usado!
Curioso e nojento não?
5 Comentários
Uso do mesmo jeito, amo do mesmo jeito. :*
Cuidado com a qualidade! Fique sempre atenta a composição dos cosméticos!
Fique de olho na qualidade!!!!
Vou mudar tudo, vivo com alergias nao sei de onde vem.
Sou pai, e informarei as minhas filhas sobre esse tipo de composição na formulação vermelha nos batons, acredito existir até outras formulas naturais que possam contribuir com o desejo das mulheres que usam batons, porque isso verdadeiramente a ANVISA, deveria ter alguns cuidados quanto a fabricação dos batons por algumas Empresas que utilizam desses métodos Cruéis.