Quanto mais colorida sua alimentação, menos doenças!

Quanto mais colorido seu prato, mais completo com relação a nutrientes, vitaminas e minerais! Que nunca ouviu isso?
Esse conceito é ideal para montar um prato completo, saudável e balanceado.
A diversidade de cores dos alimentos auxilia em uma ingestão completa de componentes que ajudam a prevenir doenças e a fortalecer o corpo, isso ocorre pois cada pigmento representa um nutriente com propriedades específicas.

Os alimentos estão divididos em seis grupos de cores. Para cada grupo, existem uma série de propriedades e vitaminas importantes para a alimentação. São eles:

Alimentos vermelhos: A maioria dos alimentos com a cor vermelha ou vinho, são alimentos ricos em um antioxidante chamado licopeno, esse antioxidante auxilia na produção de neurônios que turbinam a memória. Além disso, ajuda a eliminar o estresse oxidativo e minimiza os riscos de câncer, diabetes, Alzheimes e Parkinson.

Alimentos brancos: alimentos com coloração branca são boas fontes de cálcio e potássio, dois minerais essenciais que auxiliam na manutenção dos dentes e ossos, metabolismo, funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Além disso, possui efeito antiinflamatório e antialérgico.

Alimentos verdes: São boas fontes de clorofila e fibras, ricos em vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Retardam o processo de envelhecimento precoce, combatem os radicais livres e reduzem o risco de degeneração macular, doença que pode causar a cegueira. São boas fontes de fibra, ajudam na regularização do intestino e previne contra diversos tipos de cânceres, ajudam na eliminação de toxinas e controlam o pH sanguíneo.

Alimentos amarelos e laranjas: São ricos em betacaroteno, importante na manutenção dos tecidos, cabelos, visão noturna e imunidade. Além de serem ricos em Vitamina C, também possuem nutrientes que são excelentes para amenizar a retenção de líquidos e inflamações.

Alimentos roxos, azuis e pretos: São ricos flavonóides, ferro e vitamina B1, componentes que auxiliam na proteção das células de danos oxidativos, ajudam na eliminação do excesso de gordura no sangue, ajudam a retardar os sinais de envelhecimento e cuidam da manutenção do funcionamento do coração, músculos e articulações.

Alimentos marrons: São ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento intestinal, combate ao mau colesterol e diabete, pois ajudam a controlar a glicemia no sangue. Além de possuírem efeitos antioxidantes, anticoagulantes e vasodilatador.

Fica a dica de como diversificar sua dieta, não foque apenas em um alimento, varie cores e garanta boa qualidade na alimentação que irá refletir na saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *