Quanto mais colorida sua alimentação, menos doenças!

Quanto mais colorido seu prato, mais completo com relação a nutrientes, vitaminas e minerais! Que nunca ouviu isso?
Esse conceito é ideal para montar um prato completo, saudável e balanceado.
A diversidade de cores dos alimentos auxilia em uma ingestão completa de componentes que ajudam a prevenir doenças e a fortalecer o corpo, isso ocorre pois cada pigmento representa um nutriente com propriedades específicas.

Os alimentos estão divididos em seis grupos de cores. Para cada grupo, existem uma série de propriedades e vitaminas importantes para a alimentação. São eles:

Alimentos vermelhos: A maioria dos alimentos com a cor vermelha ou vinho, são alimentos ricos em um antioxidante chamado licopeno, esse antioxidante auxilia na produção de neurônios que turbinam a memória. Além disso, ajuda a eliminar o estresse oxidativo e minimiza os riscos de câncer, diabetes, Alzheimes e Parkinson.

Alimentos brancos: alimentos com coloração branca são boas fontes de cálcio e potássio, dois minerais essenciais que auxiliam na manutenção dos dentes e ossos, metabolismo, funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Além disso, possui efeito antiinflamatório e antialérgico.

Alimentos verdes: São boas fontes de clorofila e fibras, ricos em vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Retardam o processo de envelhecimento precoce, combatem os radicais livres e reduzem o risco de degeneração macular, doença que pode causar a cegueira. São boas fontes de fibra, ajudam na regularização do intestino e previne contra diversos tipos de cânceres, ajudam na eliminação de toxinas e controlam o pH sanguíneo.

Alimentos amarelos e laranjas: São ricos em betacaroteno, importante na manutenção dos tecidos, cabelos, visão noturna e imunidade. Além de serem ricos em Vitamina C, também possuem nutrientes que são excelentes para amenizar a retenção de líquidos e inflamações.

Alimentos roxos, azuis e pretos: São ricos flavonóides, ferro e vitamina B1, componentes que auxiliam na proteção das células de danos oxidativos, ajudam na eliminação do excesso de gordura no sangue, ajudam a retardar os sinais de envelhecimento e cuidam da manutenção do funcionamento do coração, músculos e articulações.

Alimentos marrons: São ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento intestinal, combate ao mau colesterol e diabete, pois ajudam a controlar a glicemia no sangue. Além de possuírem efeitos antioxidantes, anticoagulantes e vasodilatador.

Fica a dica de como diversificar sua dieta, não foque apenas em um alimento, varie cores e garanta boa qualidade na alimentação que irá refletir na saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beleza

PSYLLIUM: a fibra ouro da…

11 de maio de 2023

PSYLLIUM: a fibra ouro da natureza As fibras são um importante componente da uma dieta humana ideal, na medida em

Saiba Mais
Beleza

4 Motivos para você usar…

8 de julho de 2021

Bastante divulgada como um suplemento, a coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e também é encontrada

Saiba Mais
Beleza

4 cuidados básicos que devemos…

30 de junho de 2021

Com as baixas temperaturas, é preciso ficar mais atento à saúde e beleza das mãos e dos pés. Na época

Saiba Mais
Beleza

Esfoliante corporal: passo a passo…

17 de junho de 2021

Quando falamos em ter uma pele mais hidratada, nutrida, macia e renovada, já pensamos imediatamente em creme corporal que encontramos

Saiba Mais
café energético
Saúde

Café Energético: Conheça 4 Benefícios…

9 de julho de 2024

ÍndiceIntroduçãoO Impacto da Cafeína no OrganismoCafeína e Estado de AlertaEfeitos da Cafeína no Sistema Nervoso CentralAssociação entre Cafeína e ExercíciosConsiderações

Saiba Mais
benefícios do ômega 3
Alimentação saudável

10 Benefícios do Ômega 3…

2 de julho de 2024

ÍndiceIntrodução10 Benefícios do Ômega 31. Saúde Cardiovascular2. Função Cerebral3. Propriedades Anti-Inflamatórias4. Saúde Ocular5. Saúde Mental6. Desenvolvimento Fetal7. Saúde da Pele8.

Saiba Mais
Saúde

Exame Revolucionário Pode Detectar Alzheimer…

7 de junho de 2024

Recentemente, uma descoberta impressionante chamou a atenção no campo da saúde: um exame simples pode detectar a presença do Alzheimer

Saiba Mais
Saúde

Os Benefícios da Cúrcuma

12 de setembro de 2023

A cúrcuma é uma especiaria que tem sido valorizada há séculos por suas propriedades medicinais e benefícios à saúde. Ela

Saiba Mais
Receitas

Cardamomo: para que serve, benefícios…

10 de junho de 2021

Você é uma pessoa que gosta de misturar doçura e refrescância? E ainda por cima, com uma pitada de calor?

Saiba Mais
Receitas

O que é Levedura Nutricional…

4 de setembro de 2020

Te desafio a acertar o que é: Ela é vegana, tem alto valor nutricional, sem glúten, rica em proteínas, fibras,

Saiba Mais
Receitas

Temperos alternativos para seu prato!

11 de fevereiro de 2019

Desses temperos, o que mais temos que ter cuidado é o sal por conta da quantidade de sódio. Temperos como

Saiba Mais
Receitas

Receitas de Chás Gelados para…

20 de dezembro de 2018

Chás Gelados para o verão Oi Pessoal!  Queria fazer uma pergunta para vocês...Quem ai está sofrendo com o calor?  O

Saiba Mais