Light ou Diet? Você sabe a Diferença?

Na hora da compra sempre surge a dúvida sobre os alimentos Diet ou Light, a maioria das pessoas não conhecem a diferença entre eles e acabam os consumindo de forma errada. Os produtos Diet, são utilizados para fins especiais e são isentos de algum nutriente, como por exemplo, o açúcar, são indicados para as pessoas com diabetes ou com intolerância a glicose.

É importante sempre ficar atento ao rótulo desses alimentos, pois a quantidade de gordura pode ser muito maior do que o produto original. É por essa e outras razões que os alimentos Diet precisam ser consumidos com moderação. E os alimentos light são que aqueles que possuem 25% menos calorias que o produto original e não importa qual nutriente foi retirado da composição. São indicados para pessoas que estão em dieta com restrição de calorias.

O ideal para uma alimentação saudável é sempre dar preferência para os alimentos naturais, como frutas verduras, legumes e consumir os industrializados com moderação Hoje, mais do que nunca , é possível encontrar nas prateleiras dos supermercados uma infinidade de alimentos e bebidas com os dizeres “diet” ou “light”: desde leites, iogurtes, pães, geléias, refrigerantes, requeijão, até panetones, chocolates em geral, barras de cereais, etc.

 Entretanto, a grande maioria das pessoas não sabe o que significam estes termos, ou faz confusão entre eles, de forma que um passa a ser sinônimo do outro. Além disso, as pessoas geralmente pouco se preocupam em saber o que cada um desses alimentos apresenta em sua composição, ou seja, não procuram se informar sobre o que é que o alimento contém que o torna diferenciado dos demais. Mesmo porque, as vezes a diferença é tão insignificante que o investimento realizado não vale a pena, já que geralmente esses alimentos especiais são mais caros que os tradicionais.

O que são alimentos DIET?

Quando a palavra “diet” está estampada no rótulo de um alimento ou bebida, significa que existe a ausência total de algum ingrediente, que pode ser o açúcar, o sal, a gordura, etc. Assim, produtos específicos para diabéticos devem ser totalmente isentos de açúcar, para pessoas com problemas cardiovasculares, a restrição deve ser de gordura, e assim por diante…. Contudo, isso nem sempre quer dizer que ocorre uma redução nas calorias do produto em questão.

É aí que muitas pessoas se enganam e é nesse caso que quero chamar a atenção do leitor. Tomamos como exemplo os chocolates “diet”, onde todo o açúcar utilizado na sua fabricação é substituído por adoçantes. Geralmente, este tipo de alimento é desenvolvido para diabéticos, mas acabam sendo também adquiridos por pessoas que querem restringir as calorias de sua dieta.

A palavra “diet” do chocolate dá muitas vezes uma conotação de que ele é pouco calórico e isso acaba estimulando a compra daqueles que que querem emagrecer ou manter a forma. Mas o que poucos sabem é que a troca do açúcar por adoçantes no momento da fabricação, modifica em grande parte a textura do alimento.

Para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura, o que faz com que o total de calorias do chocolate “diet” (535cal/100g) fique equivalente ao do não “diet”(565cal/100g). O consumidor mal informado, paga mais caro por um alimento com as mesmas calorias da versão normal, embora não contenha a presença da sacarose.

O que são alimentos LIGHT?

Os alimentos considerados “light” são aqueles com baixo teor de componentes (sódio, açúcares, gorduras, colesterol) e/ou calorias, ou seja, não são isentos totalmente como os “diet”. Por isso, esses alimentos não tem como finalidade atender as necessidades dietoterápicas, nem são indicados para dietas específicas. Os alimentos são classificados como “light” quando houver uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente e/ou calorias em relação ao alimento tradicional.

No caso de alimento sólido, no que se refere às calorias, o valor total da redução deve ser no mínimo de 40 calorias para cada 100g de alimento e para alimentos líquidos esse valor diminui para 20 calorias. Assim como os “diet”, os alimento “light” também podem causar confusão às pessoas mal informadas. Por exemplo, existem certos adoçantes “light” que podem colocar em risco a saúde de pessoas diabéticas, pois contém açúcares em sua composição.

É fundamental também que o rótulo do alimento acuse o nutriente que foi visado pelo fabricante com o objetivo de tornar o alimento “light”, isto porque a utilização desse termo, por si só, não é suficiente para que o consumidor identifique o perfil do produto. Alimentos “DIET” ou “LIGHT”: comprar ou não comprar? Diet, light, shakes, sugar free, fat free, slim, low…. O brasileiro tem uma atração toda especial para o que está escrito em inglês e parece que isto dá ao produto uma confiabilidade toda especial. Contudo, “diet”e “light” não são garantia de saúde.

Existe uma infinidade de alimentos cujos rótulos prometem maravilhas e que são muitas vezes pura enganação. Quantas vezes ouvimos certas propagandas no rádio, TV, jornais e revistas de alimentos e bebidas que prometem o impossível, comprometendo inclusive a saúde do consumidor desinformado? A nossa recomendação para todos é que se leia atentamente os rótulos desses produtos, observando a composição, o grau de calorias que cada um tem, a quantidade de aditivos químicos, etc. Só assim poderemos descobrir o que existe realmente dentro deles.

Caso haja alguma dúvida a respeito de algum ingrediente, pergunte a um profissional habilitado a reconhecer os componentes da formulação (nutricionistas, tecnólogos de alimentos, químicos, médicos, farmacêuticos e afins). Além disso, procure consumir produtos de indústrias idôneas, éticas, que também se preocupam com seus consumidores. Cuidado com as fábricas de fundo de quintal.

Algumas dicas, que do meu ponto de vista, são importantes na hora de se consumir alimentos “diet” ou “light’.

– Adoçantes: Sacarina, aspartame, ciclamato, steviosídeo, acessulfame-K, sucralose. Todos eles são edulcorantes, substâncias artificiais ou naturais muito mais doces que o açúcar, responsáveis pelo sabor doce no adoçante. Geralmente adoçam o alimento com muito pouca ou nenhuma caloria e exercem um papel importante já que são muito utilizados na fabricação de alimentos “diet” ou “light”. Embora indicados inicialmente para pessoas obesas ou diabéticas, observa-se hoje que estão presentes em mesas de pessoas que querem manter sua forma física ou estão preocupadas em abandonar ou restringir o nível calórico de sua alimentação.

Entretanto, assim como o excesso de açúcar não faz bem para nossa saúde, adoçante tão pouco. Por isso, sempre recomendo que a menos que exista um problema de saúde (diabetes, por exemplo), prefira ingerir pouco açúcar à grandes quantidades de adoçantes. Não é porque o produto é “diet” ou ‘light” que pode ser ingerido em quantidades maiores. Lembre-se que a maioria dos adoçantes não são naturais;

– Alimentos “light” onde a quantidade de gordura foi reduzida são muito melhores para sua saúde do que os tradicionais. Leites, iogurtes, requeijão, queijos, maioneses, creme de leite, batatas fritas, pipocas com teores mais baixos de gordura devem ser preferidos àqueles tradicionais. Mesmo porque, geralmente esses alimentos acabam apresentando uma concentração maior de outros nutrientes importantes para nossa saúde.

É o caso do cálcio em leite e derivados, que se apresenta geralmente em maiores quantidades nos produtos “light”. Mas lembre-se sempre: não é porque esses alimentos contém teores menores de gordura que você vai sair comendo como um louco, por que o excesso também faz mal. Maionese, creme de leite, batatas e pipocas, por exemplo, não devem ser consumidos diariamente;

– Refrigerantes e sucos “diet” ou “light” devem ser consumidos com moderação, principalmente aqueles em pó, que são puras misturas químicas. Lembre-se sempre, você estará trazendo inúmeros benefícios à sua saúde cada vez que trocar um copo dessas bebidas por um copo de suco natural, rico em nutrientes importantes para o seu organismo;

– Para geleias, chocolates, gelatinas, doces em geral considerados “diet”, vale a mesma dica dos adoçantes.

3 Comentários

  1. Gostaria de obter uma dieta para meu neto de oito anos que está com colesterol um pouco elevado.ele come muito requeijão normal com macarrão.desde já agradeço

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