Envelheça com Saúde, Livre-se dos Males da Terceira Idade

As necessidades energéticas normalmente diminuem com o decorrer da idade devido as alterações do organismo e composição corporal. Estudos indicam que os idosos sofrem de carência de vitaminas A, B, C, E, e particularmente cianocobalamina, folato e piridoxina, assim como zinco, que os deixa mais propensos a infecções e o cálcio que enfraquece os ossos e gera a osteoporose.

Essas carências ocorrem pois o idoso não costuma comer muito, isso ocorre devido a uma perda parcial do paladar, o que faz com ele não supra as necessidades diárias que precisa, a consistência dos alimentos também atrapalha, muitos tem problemas de dentição e deglutição, o que acaba diminuindo principalmente o consumo de carnes, frutas e vegetais, principais fontes de vitaminas e minerais.

Há uma mudança na forma como ocorre a absorção de nutrientes na terceira idade, o metabolismo desacelera, a necessidade calórica diminui. Porém há um aumento de gordura corporal e a redução da quantidade de massas magra e óssea. Esses fatores combinados a alimentos gordurosos e deficientes em vitaminas e minerais tendem a provocar ganho de peso ou desnutrição. O estômago também já não produz ácido clorídrico (uma das substâncias que compõem o suco gástrico) como antes, o que pode afetar a absorção da vitamina B12.

O intestino apresenta constipação. Doenças endócrinas, como diabetes e hipertireoidismo. O idoso não sente sede, não toma água e acaba desidratado. Isso interfere no bom funcionamento do organismo prejudicando a absorção adequada de nutrientes. Não existe uma dieta padrão, o ideal é descobrir quais são os alimentos mais aceitos e inclui-los sempre na alimentação. Abusar dos tempero para aumentar o paladar e acertar nas consistências dos alimentos para que não dificulte a deglutição. Investir mais em carnes, frutas e legumes.

Não esquecer do consumo de água, ingerir de 2 a 3 litros de água. Muitos idosos têm problemas de dentição, limitações de mastigação… Alterar a consistência dos alimentos, identificar qual a forma mais confortável para mastigar e engolir. Dar preferência para consistências mais pastosas, semi pastosa, líquidas. Cozir sempre os alimentos ou amassar para não machucar a boca.

O intestino do idoso apresenta ter uma flora com bactérias nocivas, o que diminui sua imunidade e até aumenta os riscos de flatulência. No nosso organismo existem bactérias benéficas e maléficas. Elas não nos causam mal quando o organismo está em equilíbrio, mas podem desencadear algum distúrbios quando o organismo não funciona regularmente.

Existe uma bactéria chamada bifidobactérias, elas tem efeito protetor no organismo, aumentando a imunidade, porém nos idosos são produzidas em menor numero o que pode contribuir para o aumento da suscetibilidade aos efeitos de infecção. Pesquisas mostram que o uso de probióticos é uma possibilidade de se reverter o número idade de bifidobactérias muitas vezes reduzido em populações envelhecidas. Conseqüentemente evita a fermentação do organismo e o mantem o equilíbrio intestinal. Nunca devemos deixar de consumir alimentos antioxidantes, além de prevenir contra outros males, mantem o organismo em equilíbrio e ajuda no tratamento de doenças já existente combatendo os radicais livres.

Receita do Suco de couve para osteoporose

Ingredientes

• 5 folhas de couve;

• 200 ml de suco de maracujá.

Modo de preparo

Preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta lavar bem as folhas de couve e adicioná-las no liquidificador juntamente com o suco de maracujá. Após bater bem, o suco está pronto para ser bebido. A couve além de proteger contra as doenças dos ossos como a osteoporose, artrite e artrose é uma excelente fonte de bioflavonoides, substâncias que protegem o organismo de doenças degenerativas como o câncer.

Aumentar o consumo diário de couve, é uma ótima opção para ter uma vida mais saudável e evitar as doenças, esse vegetal pode ser consumido de formas variadas, através de sucos, saladas ou de refeições quentes.

2 Comentários

  1. Boa noite,
    Gostaria de saber se há uma maneira para absorver a maior quantidade de cálcio e vitamina C, assim como outros nutrientes importantes em idosos.
    Grata,
    Alice.

    1. Olá Alice, cada vitamina e mineral tem uma absorção diferente.
      Para o cálcio, o ideal é consumir com produtos que tenham gordura, porém, uma qualidade boa de gordura.
      A vitamina C, gosto de dar de manhã após 1h do café da manhã, pode consumir de maneira isolada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *