O câncer é a terceira maior causa de mortes em homens e a segunda em mulheres. A prevalência do câncer no mundo tem aumentado de maneira significativa no último século devido ao aumento da industrialização e urbanização, o que acabou alterando hábitos alimentares (fast foods e comida industrializada) e estilo de vida mais voltado para o sedentarismo O desenvolvimento de várias formas mais comuns de câncer resulta da interação entre fatores endógenos e ambientais sendo o mais notável destes fatores a dieta.
• Cerca de 80-90% dos cânceres parecem estar relacionados a fatores ambientais;
• Cerca de 35% estão relacionados a hábitos alimentares inadequados, e esta porcentagem é dependente dos alimentos consumidos e do tipo específico de câncer;
O comitê de peritos da World Cancer Research Fund em associação com American Institute for Cancer Research registra medidas, além de:
• Aumento da Atividade Física;
• Manutenção do peso corporal adequado;
• Não uso do tabaco;
Adoção de uma dieta mais saudável e capaz de reduzir cerca de 60-70% a incidência de câncer no mundo. Essas recomendações são baseadas nos princípios apresentados a seguir:
-Quantidade: consumo o necessário, tudo que é em excesso faz mal à saúde, até alimentos saudáveis.
– Alimentos: consuma os mais antioxidantes, todos que tiverem a coloração vermelho ou roxo são essenciais para prevenção de doenças cronicas.
– Acidez: consuma alimentos mais alcalinos, alimentos ácidos aumentam a infecção no organismo e nos deixam mais suscetíveis a doenças graves.