Especial sobre alimentação para cada faixa etária! 2° ADOLESCENTE PARTE 2

Especial sobre alimentação para cada faixa etária! 2° ADOLESCENTE PARTE 2

Vitaminas e Minerais
Existe uma grande variedade de vitaminas e minerais; sendo que cada um deles desempenha uma função importante para o organismo do adolescente.
Nessa fase temos que tomar cuidado e forçar o consumo, os hábitos vem da infância, por isso, é muito importante o consumo.

Vitamina A
Apresenta grande importância na adolescência, pois auxilia no crescimento das células, reprodução e integridade do sistema imunológico. As principais fontes são: vegetais amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, mamão, manga,etc), vegetais verde-escuros (couve, espinafre,etc.), fígado, manteiga, leite integral e gema de ovo.

Vitaminas B1, B2 e niacina.
São importantes para o metabolismo energético.
Vitamina B1 (Tiamina): grãos integrais, arroz integral, frutos do mar e feijão)
Vitamina B2 (Riboflavina): leite, queijo, iogurte, vegetais verdes folhosos, frutas, cereais e carnes) Niacina: carnes magras, peixes e ovos

Vitamina C
A vitamina C é importante para regular o organismo e protegê-lo contra infecções. As melhores fontes são: frutas cítricas (laranja, limão, etc.), acerola, caju, goiaba, abacaxi, couve, espinafre, tomate, etc.

Vitamina D
Em conjunto com o cálcio é essencial para o crescimento esquelético.
Fontes: leite integral, manteiga, fígado, gema de ovo e peixes gordos.

Cálcio
O cálcio é fundamental para formação dos ossos, dentes e para a contração muscular. As principais fontes são: laticínios (leite, iogurte, queijos), brócolis, feijão, peixes e nozes.

Ferro
O ferro é um mineral que transporta o oxigênio para os tecidos e a necessidade está aumentada nos adolescentes. Nos homens está relacionado com à construção da massa muscular, enquanto nas mulheres relaciona-se aos ciclos menstruais (perda de sangue). O ferro tem função importante na capacidade de trabalho, resistência à fadiga e no rendimento escolar. Boas fontes de ferro são: fígado, carnes vermelhas, gema de ovo, folhas verde-escuras, feijão, etc.
Entretanto, vale dizer que o ferro de origem animal (carnes) é muito melhor absorvido pelo organismo do que o de origem vegetal.

Zinco
O zinco auxilia no processo de maturação sexual e a necessidade desse mineral aumenta significativamente durante o estirão. Fontes: produtos integrais, farelo e germe de trigo, frutos do mar e carnes.

Dra. Paula Castilho

Nutricionista Formada pela São Camilo,especialista em nutrição Clinica, Enteral e Parenteral, Nutrição estética e esportiva, Pesquisadora da UNIFESP no ambulatório de cicatrização, Pesquisadora e mestranda em saúde publica na USP, Diretora da Consultoria Sabor Integral. Docente do Senac em Nutrição Estética. Consultora da Nação Verde

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