Batata doce, o carboidrato que emagrece!

Batata doce, o carboidrato que emagrece!

 

Já dizia o filósofo: “Batatinha quando nasce, tem carboidrato de montão, menininha quando come, vira um botijão..!”

Brincadeiras a parte, todos quando começam a fazer dieta,a primeira coisa que cortam é o carboidrato. Mas.. não sabem o quanto é importante para manter a saúde não só do corpo, mas também mental!
A glicose é o principal combustível para o funcionamento dos neurônios cerebrais. Imagina quem corta o carboidrato, o quanto deve ficar irritado e com pensamento lento?

Bom, particularidades sobre a função do carboidrato a parte. O ponto principal deste  é falar o por quê a batata doce é tão estudada e o motivo de estar na tão na moda!

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A batata doce (Ipomoea batatas) é a raiz de uma planta rasteira, nativa do continente americano, que cresce sem exigir cuidados especiais para o cultivo. Embora seja menos consumida que a batata inglesa, ela é muito apreciada no norte e nordeste do Brasil.
Em grande parte, o sucesso deve-se ao seu baixo índice glicêmico (IG). Esse índice indica a velocidade com que o açúcar (glicose) vai parar na circulação assim que comemos.

Alimentos com baixo IG liberam energia mais lentamente, o que faz com que o pique para o treino seja mantido por mais tempo, o oposto ocorre quando são consumidos alimentos de alto IG, como: pão branco e doces, que fazem o açúcar entrar depressa, causando o caimento do rendimento e a fome antes da hora.

Além do índice glicêmico favorável, esse alimento possui alta taxa de vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B e alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo. Suas folhas também são bem nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha. Além de tudo é abundante e barata no nosso país!

A batata doce é um dos alimentos preferidos dos praticantes de musculação. Sendo uma das principais fontes de carboidrato, ela normalmente é colocada nas dietas junto com o peito de frango (fonte de proteína).

O ideal é consumir durante o dia, e entre 1 e 2 horas antes de uma sessão de treinamento.

Tente trocar o arroz pela batata doce, isso aumenta sua saciedade e ajuda a controlar quadros de ansiedade.
Não exclua um alimento da sua dieta, apenas pense na qualidade e na diferença entre eles. Faça melhor suas escolhas, elas refletem aquilo que você é!

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