Já imaginou parar de fumar comendo banana ?

Já imaginou parar de fumar comendo banana ?

Muitos consideram como vilã quando o assunto é perda de peso, a banana é considerada por muitos, uma fruta super calórica para quem está de olho na balança. Fonte de diversas vitaminas e minerais, a banana contém uma concentração grande de um aminoácido chamado triptofano, substancia precursora de serotonina, nosso hormônio do bem estar, que nos dá sensação de prazer que cai muito quando estamos estressados e/ou ansiosos.

O ideal é consumir uma por dia, no caso da prata, seu consumo pode aumentar para 2 unidades no dia. A dica é consumir nos horários em que mais sentir fome. Ela ajuda nos processos de neurotransmissão e das sinapses nervosas, que estão diretamente relacionados aos mecanismos da ansiedade.

Fonte de triptofano e potássio, a banana vai além de combater câimbras e a ansiedade. Saiba como aproveitar os benefícios da fruta!

Como estratégia para quem fuma e quer parar de fumar, o ideal é consumir a banana ao longo do dia em porções pequenas e fatiadas. Ao invés de fumar para se sentir melhor por motivos de estresse ou ansiedade, consuma a banana e veja os benefícios que ela pode trazer!

O tabaco não é causador apenas do câncer de pulmão, mas sim o responsável pela morte da maioria dos fumantes. Além dele, vários outros tipos de câncer, doenças como enfisemas, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral, impotência sexual e envelhecimento precoce da pele também podem ser causadas e agravadas pelo tabagismo.

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Como Consumir

A banana normalmente é consumida in natura, mas uma boa pedida também é consumi-la assada e com canela, deixando por um minuto no micro-ondas. Essa variedade de lanche pode substituir um chocolate comum (já pensou?), ajuda quem sofre de ansiedade. Isso porque não ativa uma reação de satisfação do tipo superficial em nosso organismo.

Uma outra opção para quem deseja quer parar de fumar, é comer tomates e maças, essas duas frutas, elas diminuem o declínio da função pulmonar, aqueles alimentos de uma alimentação balanceada. No entanto, os efeitos “protetores” decorrem apenas de alimentos frescos – o que significa que produtos enlatados não funcionam.

Toda e qualquer mudança de hábito parece impossível, ainda mais no início mas perseverança e determinação são ingredientes que não podem faltar nesta jornada e objetivo de parar de fumar. 

Dra. Paula Castilho

Nutricionista Formada pela São Camilo,especialista em nutrição Clinica, Enteral e Parenteral, Nutrição estética e esportiva, Pesquisadora da UNIFESP no ambulatório de cicatrização, Pesquisadora e mestranda em saúde publica na USP, Diretora da Consultoria Sabor Integral. Docente do Senac em Nutrição Estética. Consultora da Nação Verde

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