Pilates

O método Pilates é um programa de exercícios que trabalha corpo e mente ao mesmo tempo, mantendo os dois no mais perfeito equilíbrio sendo uma educação corporal completa, onde se trabalha o corpo como um todo, desde a musculatura mais profunda até a mais periférica, envolvendo força, flexibilidade, e respiração.

Segundo Pilates, os exercícios do seu método devem obedecer seis princípios: concentração, controle, centralização de força, fluidez, precisão e respiração”

Todos os movimentos são precisos e coordenados, não há impacto, movimentos rápidos ou violentos. O número de repetições é baixo, afim de que não se chegue a exaustão. Os exercícios acompanham o ritmo respiratório e trabalham, durante o movimento, o maior número possível de grupos musculares, focando sempre no controle do CORE, que é o nosso centro de força, composto pelos músculos abdominais, para vertebrais e esfíncteres.

O método foi criado por Joseph Hubertus Pilates no período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Neste período, ele e outros alemães ficaram presos por um ano no campo de Concentração de Lancaster. Nesse período, ele desenvolveu uma serie de exercícios, com a finalidade de se manter saudável. Utilizou camas e outros artefatos para construir os aparelhos, que hoje são encontrados nos estúdios de Pilates.

Hoje o método Pilates é bem difundido no mundo, e no Brasil vem ganhando a cada dia mais adeptos, que a princípio buscam melhora da postura, na maioria das vezes, mas encontram muito mais do que isso, encontram uma melhor concentração, mais força e flexibilidade.

O Pilates pode ser realizado em estúdios com o auxílio de aparelhos, mas também pode ser realizado no solo com auxílio de outros materiais como a Fitball, a overball, o rolo, o bosu, dentre outros, ou apenas com o MAT (tapete utilizado para a prática de yoga também).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *