Com o passar dos anos, nosso organismo vai sofrendo modificações no que se diz respeito ao envelhecimento dos órgãos, ossos e músculos, porém, o envelhecimento fisiológico não acompanha necessariamente a idade cronológica, pois isto varia de pessoa para pessoa, levando em conta muitos fatores, mas principalmente o estilo de vida de cada um. Junto ao passar dos anos, surgem também as doenças relacionadas ao envelhecimento.
A osteoporose é uma destas doenças que na maioria das vezes está relacionada ao envelhecimento, pois surge em decorrência da perda de massa óssea. Ela atinge, em sua maioria, as mulheres, pois após a menopausa, elas deixam de produzir o estrogênio, que é um hormônio que auxilia no depósito de cálcio nos ossos. Além da osteoporose, os indivíduos que estão na melhor idade, também sofrem com o encurtamento da musculatura, decorrente da redução da flexibilidade, a perda de equilíbrio e de massa muscular.
Por conta de toda essa perda de massa óssea e muscular, a maioria do médicos indica para os indivíduos da melhor idade, exercícios como a hidroginástica, caminhada e natação, com receio de que os mesmo venham a se lesionar. No entanto, os melhores exercícios para este público, são aqueles que possuem um pouco mais de impacto, como a corrida, pois é este impacto que vai auxiliar no depósito de cálcio nos ossos. Para melhorar a força, a qualidade muscular e o equilíbrio, a musculação é o exercício mais indicado, focando no trabalho de hipertrofia, para que haja o aumento da massa muscular. E por fim, é essencial que haja a melhora da flexibilidade, e para isto, nada melhor que os exercícios de alongamento.