Descubra os Benefícios do Funcho (Erva Doce) para sua Saúde e Bem-Estar

Olá, eu sou a Gabi Cezar e estou começando por aqui com uma missão especial: compartilhar com vocês um pouco sobre o que acredito ser fundamental para o nosso bem-estar diário. Hoje, quero falar sobre a importância de incorporarmos a natureza em nossas vidas, adotando um estilo de vida mais saudável e natural.

Você sabia que muitos dos medicamentos que compramos na farmácia são derivados de plantas? No entanto, na busca por soluções rápidas, muitas vezes esquecemos que esses remédios, apesar de conterem elementos naturais, também são compostos por substâncias químicas que podem ter efeitos colaterais no nosso corpo. E mais, geralmente, esses medicamentos tratam apenas os sintomas e não a causa dos nossos problemas de saúde.

Ao incorporarmos o uso de plantas e ervas em nosso dia a dia, podemos alcançar um equilíbrio melhor para nosso bem-estar. As plantas possuem benefícios medicinais e energéticos que podem nos ajudar a alcançar uma cura mais completa e verdadeira, eliminando males de forma mais natural e duradoura.

Ao longo deste ano, vou compartilhar com vocês informações sobre diversas ervas e seus benefícios. Quem sabe, com o tempo, você se sinta inspirado a experimentar algumas delas para melhorar sua saúde física, emocional e espiritual.

Hoje, vamos conhecer o funcho ou erva-doce.

Nome Científico: Foeniculum vulgare Mill.

Benefícios Medicinais

O funcho é uma planta rica em nutrientes como vitaminas A, C, D e B6, cálcio, cobalamina (B12) e magnésio. Ele também contém compostos como anetol, fenchona, óleo essencial, sais minerais, glicídios, proteínas, cumarinas, flavonoides, umbeliferona, bergapteno, hidrocarbonetos monoterpênicos e polissacarídeos.

Essa planta auxilia na cura de problemas digestivos e intestinais, incluindo gases, cólicas, má digestão, dores de estômago, diarreia, vômitos e intoxicações alimentares. Além disso, é benéfica para o sistema respiratório, ajudando no tratamento de asma, bronquite e tosse. O funcho também pode melhorar infecções oculares e das mucosas.

A raiz da planta é diurética, os frutos são galactogogos (aumentam a produção de leite materno) e a erva em si é expectorante e antisséptica, auxiliando na cicatrização de machucados e feridas. Também é útil no tratamento de hérnias, amenorreia (ausência de menstruação) e dismenorreia (cólicas menstruais).

Benefícios Místicos

O banho feito com erva-doce, que é uma variação do funcho-amargo, traz calma e doçura para o espírito, além de promover alegria, força, coragem e bons relacionamentos. Ele também ajuda a afastar conflitos.

Uso na Culinária

O funcho é amplamente utilizado na culinária para preparar bolos e doces, além de ser um excelente tempero para carnes, aves e peixes. Seu sabor levemente adocicado e seu aroma agradável fazem dele um ingrediente versátil e saboroso.

Formas de Uso

Você pode utilizar o funcho de diversas formas, incluindo:

  • Chá
  • Tintura
  • Óleo essencial
  • Escalda-pés
  • Aromaterapia
  • Incenso natural
  • Defumador
  • Compressa

Dosagem Recomendada

A dosagem recomendada é de duas colheres de sopa das sementes para 500 ml de água. O chá de funcho é uma maneira simples e eficaz de aproveitar seus benefícios.

Contraindicações

O funcho não deve ser utilizado por mulheres com câncer de mama, pois pode interferir no tratamento. Além disso, pessoas anêmicas devem evitar seu uso, pois ele pode impedir a boa absorção de ferro.

Incorporar o uso de ervas como o funcho na sua rotina pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde e bem-estar. Espero que, ao longo do ano, você se sinta inspirado a experimentar e aproveitar tudo o que a natureza tem a oferecer. Fique de olho nas próximas matérias para conhecer mais sobre outras ervas e seus incríveis benefícios!

Você pode encontrar uma linha incrível de ervas e produtos naturais que vão acrescentar muito na sua saúde.
Clique aqui e acesse a maior loja de produtos naturais do Brasil.

Confira também… Chá de mulungu você já ouviu falar ?


Foto: Gabi Cezar

Foto destacada: Créditos Shutterstock

Palavras-chave: #funcho #ervadoce #saúde #bemestar #medicinanatural #plantasmedicinais #estilodevidasaudável #tratamentosnaturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beleza

PSYLLIUM: a fibra ouro da…

11 de maio de 2023

PSYLLIUM: a fibra ouro da natureza As fibras são um importante componente da uma dieta humana ideal, na medida em

Saiba Mais
Beleza

4 Motivos para você usar…

8 de julho de 2021

Bastante divulgada como um suplemento, a coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e também é encontrada

Saiba Mais
Beleza

4 cuidados básicos que devemos…

30 de junho de 2021

Com as baixas temperaturas, é preciso ficar mais atento à saúde e beleza das mãos e dos pés. Na época

Saiba Mais
Beleza

Esfoliante corporal: passo a passo…

17 de junho de 2021

Quando falamos em ter uma pele mais hidratada, nutrida, macia e renovada, já pensamos imediatamente em creme corporal que encontramos

Saiba Mais
café energético
Saúde

Café Energético: Conheça 4 Benefícios…

9 de julho de 2024

ÍndiceIntroduçãoO Impacto da Cafeína no OrganismoCafeína e Estado de AlertaEfeitos da Cafeína no Sistema Nervoso CentralAssociação entre Cafeína e ExercíciosConsiderações

Saiba Mais
benefícios do ômega 3
Alimentação saudável

10 Benefícios do Ômega 3…

2 de julho de 2024

ÍndiceIntrodução10 Benefícios do Ômega 31. Saúde Cardiovascular2. Função Cerebral3. Propriedades Anti-Inflamatórias4. Saúde Ocular5. Saúde Mental6. Desenvolvimento Fetal7. Saúde da Pele8.

Saiba Mais
Saúde

Exame Revolucionário Pode Detectar Alzheimer…

7 de junho de 2024

Recentemente, uma descoberta impressionante chamou a atenção no campo da saúde: um exame simples pode detectar a presença do Alzheimer

Saiba Mais
Saúde

Os Benefícios da Cúrcuma

12 de setembro de 2023

A cúrcuma é uma especiaria que tem sido valorizada há séculos por suas propriedades medicinais e benefícios à saúde. Ela

Saiba Mais
Receitas

Cardamomo: para que serve, benefícios…

10 de junho de 2021

Você é uma pessoa que gosta de misturar doçura e refrescância? E ainda por cima, com uma pitada de calor?

Saiba Mais
Receitas

O que é Levedura Nutricional…

4 de setembro de 2020

Te desafio a acertar o que é: Ela é vegana, tem alto valor nutricional, sem glúten, rica em proteínas, fibras,

Saiba Mais
Receitas

Temperos alternativos para seu prato!

11 de fevereiro de 2019

Desses temperos, o que mais temos que ter cuidado é o sal por conta da quantidade de sódio. Temperos como

Saiba Mais
Receitas

Receitas de Chás Gelados para…

20 de dezembro de 2018

Chás Gelados para o verão Oi Pessoal!  Queria fazer uma pergunta para vocês...Quem ai está sofrendo com o calor?  O

Saiba Mais