Carboidrato a noite, Pode ou Não Pode?

Quem nunca ouviu isso ou pelo menos ficou na dúvida. A resposta é: SIM, o carboidrato deve compor de 55 a 65% do total da nossa ingestão calórica, é ele quem fornece energia para que fiquemos ativos durante o dia. O ideal é trocar o tipo de carboidrato a noite, como o metabolismo está mais baixo a noite, pois estamos nos preparando para o repouso, o ideal é dar preferência para carboidratos integrais e alimentos mais leves, mas não aboli-los da dieta.

O que engorda é ficar longos períodos em jejum, para que o metabolismo se mantenha em uma velocidade adequada e ideal, é necessário alimentar-se de 3 em 3 horas, e ficar no máximo, 4h em jejum (exceto a noite quando dormimos), com a alimentação regrada, você acaba comendo menos, porém mais vezes ao longo do dia deixando seu organismo em equilíbrio. E se engana quem acha que comer só fruta emagrece.

As frutas possuem calorias assim como qualquer outro alimento, uma porção de fruta equivale a 70 kcal, o excesso de frutas pode elevar o triglicérides, pois elas tem o açúcar natural chamado de frutose. O ideal e consumirmos no mínimo 3 frutas por dia e no máximo 6 frutas, e ficar atentos a quantidade que equivale uma porção.

EXEMPLO: 01 maçã, 01 colher sopa de abacate, 02 fatias de abacaxi, 10 morangos e 8 uvas.

O ideal é consumir uma refeição balanceada com carboidratos integrais ao longo do dia e intercalar frutas nos lanches intermediários.

TROCAS INTELIGENTES

Pão branco > Pão Integral

Requeijão > Versão Light

Arroz branco > Arroz Integral

Carne vermelha > Carne Branca sem Gordura

Biscoitos recheados > Cookies Integrais

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