Bolacha de Água e Sal, deixe longe da dieta !
Bolacha de água e sal: inimiga da dieta
Pertencente ao grupo alimentar de “calorias vazias”, a bolacha de água e sal, assim como tradicional pãozinho francês, é um alimento pobre em vitaminas e minerais. Além disso, possui uma grande quantidade de gordura trans em sua composição, o que favorece o surgimento de gordura abdominal e risco de doenças cardiovasculares.
Na tentativa de manter uma boa dieta, muitas pessoas substituem alimentos com fama de calóricos pela bolacha de água e sal, mas a medida acaba se tornando um tiro no pé, já que a bolacha aparentemente inofensiva pode engordar até mais que o pão.
Todas elas, com ou sem recheio, possuem em sua composição um dos grandes inimigos de nossa saúde: a farinha branca. Nós já falamos um pouco desse vilão aqui, mas, para refrescar a memória, a farinha branca é pobre em fibras e em nutrientes essenciais ao organismo.
Por isso, o ideal é passar bem longe de alimentos que sabotam qualquer dieta. Sua aparência leve faz com que muitas pessoas consumam em grande quantidade na ânsia de matar a fome. A bolacha de água e sal não tem nada de “sequinha” e, além de possuir uma grande quantidade de sal, é adicionado muita gordura hidrogenada para deixar o produto mais crocante e saboroso – o que é péssimo para o coração.
De preferência a alimentos integrais!
Os produtos integrais aumentam a saciedade e impedem que as pessoas comam compulsivamente durante o dia ou mesmo na hora das refeições.
Fique de olho nos pacotes, pois os valores nutricionais podem variar de empresa para empresa. Grande parte delas ultrapassa o limite recomendado pela OMS ( Organização Mundial de Saúde) de gordura trans – 2 gramas diárias para crianças e 6 gramas para os adultos.
Atente-se à sua alimentação e, se for o caso, repense sua dieta. Elimine os “falsos amigos” de seu cardápio e fique de olho aos valores nutricionais nas embalagens dos produtos. Cuidar de nossa alimentação é cuidar de nossa saúde!