Como controlar a pressão arterial
Cuide da pressão arterial ao consumir proteínas
Olá Pessoal !
É sempre muito importante ter atenção com a pressão arterial. Todo alimento consumido influencia na saúde do coração, então todo cuidado é pouco.
Nem sempre é fácil detectar sinais de hipertensão, pois é uma doença silenciosa. A maioria das pessoas que tem a doença não apresenta sintomas, e o diagnóstico é feito após sofrer infarto, ataque cardíaco e até mesmo um AVC.
Felizmente, é possível evitar a hipertensão, mas isso depende da escolha dos alimentos que farão parte do cardápio do dia a dia.
Com o consumo de proteínas, pode-se controlar a pressão em um nível mais baixo e estável, evitando a hipertensão. A partir de estudos feitos pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido, foi apontado que as pessoas com hábito de consumir alimentos ricos em proteínas, apresentavam menores níveis de pressão arterial e vasos sanguíneos mais rígidos.
De origem animal, as proteínas que baixam a pressão podem ser encontradas nas carnes bovinas, peixes, ovos e lácteos, como queijos e iogurtes. Já de origem vegetal, encontram-se presentes no feijão, arroz integral, abacate e amêndoas.
É possível controlar e baixar a pressão ao consumir alguns alimentos também como: farelo de trigo, semente de abóbora, soja, clara de ovo e, inusitadamente, frutas como morango, amora, framboesa, melancia e guaraná.
Nos EUA, foi criada a chamada Dieta Dash, para combater a hipertensão. Confira as quantidades necessárias para uma alimentação balanceada e que faz bem para o coração:
Frutas e Vegetais: 4 a 5 porções diárias.
Leites e Derivados: 2 a 3 porções diárias.
Proteínas Magras: 1 a 2 porções diárias.
Grãos e Cereais: 6 a 8 porções diárias.
Nozes e Sementes: até 5 porções semanais.
Uma dieta balanceada, atividades físicas (que sempre comentamos aqui no blog sua importância) e acompanhamento médico periodicamente são sempre muito importantes para quem tem e para quem não tem hipertensão. #ficaadica