Para todas as pessoas que treinam, sem excessão se é para emagrecer, manter o peso, melhorar condicionamento ou ganhar massa muscular, é necessário uma alimentação específica antes, as vezes durante, o que também inclui a hidratação e depois do treino.
os treinos de musculação, tem maior uma procura maior pelos que querem um corpo malhado, já os aeróbicos, são os preferidos de quem quer perder peso.
A questão é: uma alimentação correta é capaz de auxiliar os treinos, recuperando o corpo, dando energia durante a atividade e aumentando a massa muscular através do consumo de certos alimentos.
A regra é facil!
Para que o ganho de massa muscular, dê preferência para nutrientes/alimentos: caboidratos, vegetais, frutas, azeite de oliva e proteínas, consumidos em porções e horários adequados.
Os carboidratos complexos são aqueles com fibras em sua constituição, por exemplo a aveia, o pão integral e o arroz integral. Eles são fonte primária de energia, tem o poder de retardar a fadiga e diminuir o risco de lesões, permitindo assim um treinamento mais intenso e mais consistente.
Antes do treino, a ingestão de carboidrato é maior do que a de proteína, que também deve ser consumida, porém em menor quantidade. O objetivo é dar energia para não provocar exaustão muscular durante o treino.
Mas atenção: esta dupla (carboidrato e proteína) deve ser consumida por volta de 45 minutos antes de iniciar a atividade física. Se o tempo for menor que este, o ideal é consumir suplementos adequados para não sentir desconforto gastrointestinais.
Durante o treino a hidratação deve ser contínua. Esta indicação ocorre devido a perda de água e minerais que acontece através da sudorese durante a atividade física. As bebidas com carboidrato em sua composição e alguns minerais, são de consumo exclusivo para alguns, e devem ser recomendados por profissionais da área para que não atrapalhe seu objetivo.
Após o treino, nossos músculos estão sedentos por recuperação energética, por isso, os alimentos devem ser bem selecionados, sua absorção deve ser rápida e imediata, carboidratos de alto índice glicêmico e proteínas de rápida absorção, para estimular o ganho de massa muscular e recuperar micro lesões.
Para quem quer perder peso, o ideal é manter o corpo em jejum por pelo menos uma hora após o treino, assim, o organismo se mobiliza para pegar as reservas.
Manter o corpo em movimento associado a uma dieta saudável é o mix ideal para quem deseja não só a questão estética, mas também para aqueles que querem viver bem e com saúde, garantindo assim, longevidade e claro, uma vida saudável.