ADEUS GORDURAS!
Como um prato colorido pode dar uma mão na dieta
Olá, pessoal.
Pode parecer clichê a velha dica de sempre montar um prato equilibrado e colorido, mas não é à toa que ela continua sendo reforçada pelos nutricionistas para manter uma alimentação saudável e sem sacrifícios para ficar com o shape perfeito.
É preciso um pouco de planejamento e muita criatividade na hora de montar o prato para que fique sempre saboroso, nutritivo e ajude a segurar o ponteiro da balança. O ideal é consumir de três a cinco cores, entre legumes, verduras e frutas.
A variedade de cores dos alimentos no prato garante energia máxima e um conjunto de compostos antioxidantes, minerais e vitaminas que fortalecem o organismo e ajudam a reforçar o sistema imunológico, prevenindo doenças cardiovasculares e degenerativas. Além disso, combate o excesso de radicais livres, os responsáveis por uma série de doenças como o câncer e o envelhecimento precoce.
Dentre os alimentos verdes encontramos vitamina A, que inibe substâncias que danificam e causam doenças às células, e a clorofila, que ajuda a diminuir a fadiga mental, acelera o metabolismo e elimina as toxinas. O abacate, por exemplo, é um dos alimentos amigos da dieta, pois ajuda a saciar a fome e fonte de gordura monoinsaturada.
No grupo de coloração roxa e preta, vale ressaltar a beterraba e repolho roxo, que possuem ótimas quantidades de antocianinas, um antioxidante que transformam os nutrientes absorvidos em energia e retardam os sinais de envelhecimento. Já o feijão é rico em fibra solúvel e amido resistente, que força o corpo a usar energia extra para tentar decompô-los.
Tomate, pimentão, laranja, maçã e cenoura são alimentos que formam os grupos vermelho e amarelo, capazes de manter o sistema nervoso saudável por conta da vitamina B3. Na sobremesa, optar por uma fruta como melancia auxilia na desintoxicação do organismo e evita a acumulação de gordura abdominal.
O grupo branco, com alimentos como a couve-flor, é rico em propriedades antibióticas que reduzem o colesterol ruim e fonte de cálcio, potássio e minerais que auxiliam no funcionamento do organismo.