Você é uma pessoa que gosta de misturar doçura e refrescância? E ainda por cima, com uma pitada de calor? Então você precisa adicionar o Cardamomo nas suas receitas!
Considerada uma das especiarias mais caras do mundo, o Cardamomo é conhecido tanto na culinária, como na medicina.
Para que serve o Cardamomo?
O Cardamomo é uma semente familiar do gengibre, mas com um sabor marcante. É uma ótima especiaria para temperar carnes, arroz e outros alimentos, porém, o que mais chama atenção nessa semente é a quantidade de benefícios que ela pode trazer para a sua vida.
Origem do Cardamomo
Com origem indiana, a semente chegou na Europa na época das grandes navegações! Ele ainda é pouco difundido no Brasil, mas conhecido em outras regiões desde a antiguidade; pois era mascado pelos egípcios, para refrescar o hálito e limpar os dentes.
Benefícios do Cardamomo
Ajuda na regularização do intestino
Além do seu sabor, ele oferece um grande número de benefícios à saúde: é rico em fibras, ajuda a regular a flora intestinal, evitando a prisão de ventre e também têm substâncias que matam a bactéria H. Pylori – relacionada às úlceras; e, por ter propriedades relaxantes, o cardamomo alivia dores causadas pela gastrite.
Dentes e hálito
Há indícios que no Egito Antigo, a população mascava sementes de Cardamomo para manter a higiene oral. Essa tradição pode ser retomada, especialmente por quem sofre de mau hálito, já que a mastigação de sementes de Cardamomo evita a halitose.
Além disso, o Cardamomo pode auxiliar na prevenção de dores nos dentes e o seu óleo pode ser usado para manter a saúde dos dentes e gengiva.
Pele e Cabelo
Pela presença de óleos voláteis, o Cardamomo acaba nutrindo o couro cabeludo, hidratando, ajudando na remoção de caspa, fortalezando as raízes do cabelo e tornando os fios mais brilhantes. Como coadjuvante no combate aos radicais livres, o Cardamomo retardada o envelhecimento de células e aparecimento de rugas.
A vitamina C presente na especiaria ajuda a manter a pele saudável e macia enquanto as suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas reduzem manchas, acnes e previnem alergias.
Como usar o cardamomo?
O Cardamomo é uma especiaria bastante versátil, podendo ser usado em receitas doces e salgadas, como substituto do alho no refogado do arroz ou adicionado em doces como pudins e geleias. Também pode-se aromatizar o pão feito em casa, colocar no molho da carne, pudins, doces, saladas de frutas, sorvetes e licores, por exemplo.
Receita com Cardamomo
Risoto de café e cardamomo
Uma receita que serve duas pessoas, você vai precisar de:
Ingredientes
1 xícara de arroz arbóreo
4 colheres de sopa de café coado
Sementes de 8 grãos de cardamomo
1 colher de chá de mel
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
Caldo de legumes*
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Queijo parmesão a gosto
Modo de fazer
Aqueça o caldo de legumes e mantenha-o em fogo baixo. Coloque o azeite e metade da manteiga numa panela de fundo grosso. Assim que aquecerem, junte o arroz arbóreo e mexa até envolvê-lo bem com a gordura. Acrescente o café e misture até ele evaporar completamente.
Coloque agora, uma concha por vez, o caldo de legumes fervente e mexa sem parar. Adicione as sementes do cardamomo e, assim que o caldo evaporar, coloque um pouco mais. Siga mexendo até o arroz estar al dente.
Desligue o fogo e misture o mel e o restante da manteiga. Experimente e acerte o sal e a pimenta do reino. Sirva em seguida com queijo parmesão ralado ou laminado.
Dica de ouro
Em especial, o Cardamomo da Nação Verde não é qualquer um que você encontra por aí. O diferencial dele é o que faz ele ser tão especial: desde a colheita, a semente é cuidadosamente selecionada, peneirada, lavada e armazenada com muita cautela e atenção – sempre pensando em você.
Enriqueça sua alimentação com uma especiaria 100% natural e peça agora mesmo, clicando aqui!