Dormir bem,que mal tem?

Serotonina, triptofano, hormônios e HYPNOS ! Tudo isso faz parte do seu sono

Quem nunca teve uma noite de sono difícil? Aquela insônia, preocupação, sono quebrado. Quando não dormimos bem a noite, não descansamos nosso corpo, sempre iremos acordar cansados e indispostos, além a fome exagerada ao longo do dia.

Além do estresse, os hormônios também influenciam no nosso sono. Falta de Serotonina e produção de triptofano e para ajudar temos o HYPNOS .

É fundamental uma noite de sono para que nosso corpo fique saudável, diversos hormônios atuam durante a noite e principalmente na hora do sono. Como por exemplo o Gh, hormônio do emagrecimento e crescimento que atua aproximadamente após de 2h de sono profundo. 

Isso explica a dificuldade de perda de peso para algumas pessoas. Unhas fracas, pele opaca, queda de cabelo, também justificam pela falta de horas de sono a noite!

Para melhorar sua qualidade de sono, e consequentemente de vida, o ideal é consumir alguns nutrientes essenciais para que isso aconteça:

MAGNÉSIO, ZINCO, CROMO, VITAMINA B6 E B12, L-ARGININA, ÁCIDO e FÓLICO.

Esses nutrientes previnem e combatem os efeitos da insônia, estimulando a produção de GH e melatonina, regulam a pressão arterial e o fluxo sanguíneo.

O magnésio e a l-arginina, controlam a liberação do suco gástrico, evitando o refluxo.

Caso ainda tenha dúvida do poder dos alimentos, eles são ótimos para ajudar a ter uma boa noite de sono. Neles encontramos o TRIPTOFANO, percussor da melatonina, ou seja, ajuda no hormônio do sono. 

  1. Aveia: um dos alimentos mais ricos em triptofano, além de ser rico em fibras e micronutrientes.
  2. Banana: possui substâncias que relaxam o corpo como a serotonina, triptofano, magnésio e melatonina .
  3.  Abacaxi: assim como a banana, tem serotonina também. Mas prefira consumi o abacaxi em fatias para absorver melhor os nutrientes.
  4. Amendoim: um dos alimentos fonte das gorduras do bem, que auxiliam a regular os níveis plasmáticos do colesterol bom e ruim. Rico em triptofano, pode reduzir sintomas de insônia
  5. Gema do Ovo: SIM! Para alguns parece assustador, mas a gema do ovo também é fonte de Triptofano, além de ser uma ótima opção para o jantar. Omelete com cebola, tomate, sal e orégano fica uma delicia !

Tenha uma boa noite de sono, você merece!

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