Chá Preto
Os antioxidantes do chá ajudam a eliminar os radicais livres, a manter os vasos flexíveis e a promover um fluxo sangüíneo saudável, o chá preto atenua os efeitos nocivos dos alimentos gordurosos porque dão ao organismo um tempo maior para transformar as gorduras de baixa densidade (que resultam o mau colesterol) em gorduras de alta densidade.
O consumo do chá preto traz tanto o benefício dos bioflavonóides como da cafeína, que é vasodilatadora. Ao dilatar os vasos, a cafeína facilita a passagem das placas gordurosas. Então essas placas irão até o fígado, onde poderão ser destruídas, prevenindo o depósito nas artérias.
Chá Verde
O chá verde é feito com folhas de Camellia Sinensis, é a mesma erva que dá origem ao chá preto. Auxilia na perda de peso, diminuição das taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, reduz o risco de artrose, aterosclerose dentre outras doenças degenerativas, tem ótima ação cicatrizante por uso tópico. Contém altas concentrações de antioxidantes como as catequinas, os carotenóides e os flavonóides, estimulantes como a cafeína, minerais (potássio, sódio, flúor, entre outros), além da teofelina, que é um potente vasodilatador.
Chá Branco
As flores da erva são colhidas quando novas. Graças à coloração prateada desses brotos, a bebida recebeu o nome de chá branco. Como a planta não passa por oxidação, seus princípios ativos são mais concentrados. É o mais eficiente para queimar gorduras, “turbina” o metabolismo, combate o envelhecimento precoce, possui menos cafeína do que o chá verde e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Deve ser evitado por lactantes, gestantes e pessoas com problemas gástricos e cardíacos. O típico chá inglês é preparado com chá preto. Coloque cerca de duas colheres de sopa da erva em um sachê ou compre os saquinhos prontos. Acrescente água fervente e deixe em infusão por dois a cinco minutos. Adoce a gosto, lembrando que chá preto é mesmo mais amargo que chás de frutas. O chá inglês leva leite. Coloque cerca de um terço de xícara de leite na temperatura ambiente.
Entre os chás mais indicados para a desintoxicação estão o de capim-cidreira, camomila, alecrim, centelha, hortelã, erva-doce, sálvia, cardo-santo, espinhadeira-santa, coentro e bardana. O conhecido efeito “termogênico” é obtido nos chás de hibisco, casca de laranja amarga, carqueja, boldo, fucus, guaçatonga e salsaparrilha.
Destaque para os chás branco, verde e vermelho, ervas de cultura tradicional, bastante celebrados por suas propriedades medicinais. A queima de gordura é alcançada a partir da aceleração do metabolismo e da queima de calorias que ajudam na quebra de moléculas de gordura já acumuladas no organismo e consequentemente a emagrecer.
Chá diurético Auxilia no funcionamento dos rins, diminuindo inchaços (edemas) e, com isso, pode ajudar no controle da hipertensão arterial. Podem ser usadas as seguintes ervas:
– Chapéu-de-couro
– Rosa-mosqueta
– Folha de abacate
– Quebra-pedra
– Cavalinha
Chá laxativo
Auxilia no funcionamento intestinal. Podem ser usadas as seguintes ervas:
– Folhas de sene
– Jalapa
– Funcho (ou carqueja)
Chá tranqüilizante
Age como indutor de sono e tranqüilizante. Podemos usar:
– Folhas de melissa
– Sementes de maracujá doce
– Erva-cidreira
– Alfazema
Chá digestivo
Favorece as secreções salivares e gástricas e o peristaltismo do tubo digestivo. Podemos utilizar:
– Sementes de erva-doce
– Cascas de laranja com canela
– Camomila
– Boldo
Dica: se não gostar do gosto do chá, misture com uma fruta
Ex: abacaxi ou limão.