Treinamento funcional sem monotonia
Olá, pessoal.
Tem dias que você se organiza para treinar e sofre só de lembrar os seus exercícios repetitivos na academia? Você prefere atividades mais dinâmicas e rápidas, mas com a intensidade necessária para definir o corpo? Então vem conhecer o treinamento funcional e não vai faltar motivação para você chegar ao resultado tão sonhado.
Essa atividade é adorada no mundo fitness especialmente por cada treino ser diferente e mais completo, permitindo trabalhar os músculos de forma integrada, agregando habilidades de força, equilíbrio, resistência e flexibilidade.
O método se baseia em movimentos comuns da vida real, como puxar, correr, pular, agachar, empurrar, girar e lançar, combinando acessórios (barras, cordas, halteres, bolas, elásticos) e o peso do corpo. É uma modalidade que dá um upgrade cardiovascular, reduz o percentual de gordura, estimula o ganho de massa muscular e diminui o risco de lesões.
Além de ficar em dia com a saúde, qualquer atividade melhora atividades do cotidiano, como se abaixar para pegar objetos, levantar uma mala pesada e se esticar para pegar um objeto no banco de trás do carro sem dar um jeito na coluna.
Ficou com vontade de começar o treinamento? Apesar de não ter contra-indicação, pessoas que ao longo da vida praticaram diversas atividades físicas certamente terão mais facilidade, devido à complexidade envolvida na atividade.
Para iniciantes, é recomendado treinar de duas a três vezes por semana de acordo com as limitações corporais e os objetivos de cada pessoa. O ideal é começar com exercícios mais simples, preferir o peso do próprio corpo e avançar no seu tempo.
A musculação também tem seus ganhos e benefícios diferenciados, mas você não precisa substituir, basta encarar como um complemento.