Sintomas da Menopausa
Se prepara, uma hora essa fase chega mulherada!
Ser mulher não é nada fácil, desde muito nova o sexo feminino passa por mudanças hormonais como menstruação e futuramente a menopausa, além de alguns sofrimentos para cuidar da beleza (a famosa depilação é um exemplo rsrs…)
A menstruação é um período que acompanha a mulher desde a adolescência até a vida adulta. Todo mês ela marca presença junto com aquela querida TPM. (Nunca descorde de uma mulher com TPM – fica a dica!)
O Óleo de Prímula ajuda nesse período ! Conhece? Óleo de Prímula -Mistike
Além disso já colocamos um post falando sobre o óleo de prímula, dá uma olhadinha aqui no blog !
A menopausa acontece nas mulheres quando os ovários param de produzir hormônios, ela acontece entre os 45 a 55 anos de idade, e é diagnosticada após a mulher estar 12 meses sem menstruar. Em uma linguagem é mais fácil é o falecimento dos óvulos na mulher.
Esse período que antecede a menopausa é chamado de climatério, Nesse período o organismo deixa de produzir, de forma lenta e gradativa, os hormônios progesterona e estrogênio.
O que muitas mulheres se queixam é que os sintomas da menstruação aparecem bem antes da ultima menstruação. Alguns calores, troca de humores, aparecimento de doenças e a insônia fazem parte do diagnóstico.
Sintomas da Menopausa:
- Insônia
- Ausência da menstruação
- Ganho de peso e metabolismo alterado
- Ondas de calor
- Depressão
- Diminuição do libido
É muito importante que nesse período a mulher procure o seu ginecologista para acompanhar essa transição, as vezes não só o ginecologista mas também um cardiologista e endocrinologista ( por causa da alteração no metabolismo pode haver um aumento do colesterol) .
Nem todas as mulheres iniciam a menopausa no período que comentamos a cima (dos 45 a 55 anos) para algumas essa fase se inicia muito antes dos 45 anos ocorrendo a menopausa precoce , o que não é muito comum isso acontece em apenas 1% das mulheres quando. Normalmente acontece por insuficiência ovariana primária – quando seus ovários deixam de produzir níveis normais de hormônios reprodutivos.