Vitamina D pode ajudar a prevenir o novo Coronavírus

Vitamina D pode ajudar a prevenir o novo Coronavírus

Ficar em casa, manter a rotina de exercícios físicos entre quatro paredes e uma boa alimentação são as atuais recomendações das autoridades sanitárias para ajudar a evitar a contaminação e a transmissão do novo Coronavírus. Mas um novo estudo publicado pela Universidade de Turim, na Itália, sugere mais uma aliada para se juntar nesta lista na prevenção ao Covid-19: a vitamina D! Ela foi o principal nutriente observado em falta entre os pacientes italianos com diagnóstico positivo para a doença.

Segundo o documento, há diversas evidências científicas dos efeitos da vitamina D na prevenção de quadros infecciosos e de doenças que podem reduzir a expectativa de vida em idosos. Com isso, os responsáveis pela pesquisa consideram provável que a vitamina D possa ser uma aliada maior para evitar a contaminação do novo Coronavírus. Mas como extrair o nutriente em um período de isolamento social?

vitamina d

Para produzir vitamina D da forma correta, deve-se tomar banho de sol por pelo menos 15 minutos por dia, sem usar protetor solar. Para pele morena ou negra, esse tempo deve ser de 30 minutos a 1 hora por dia, já que quanto mais escura a pele, mais difícil é a produção de vitamina D.

Mas como se expor ao sol em tempos de quarentena? A primeira dica é aproveitar as atividades diárias do cotidiano, tal como estender a roupa, levar o cachorro para passear ou fazer exercícios no quintal de casa. Se você mora em apartamento, aproveite o momento de sol na varanda ou desloque seu “home office” para aquela janela em que bate o sol.

O horário mais seguro para aproveitar os raios mais saudáveis é antes das 10 horas e depois das 16 horas (ou antes das 11 horas e depois das 17 horas, nas regiões com horário de verão). Nesse período, há menor radiação UVB, que provoca queimaduras e é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele. 

Outra sugestão é apostar em alimentos ricos em vitamina D. Óleo de fígado de peixe, sardinha, salmão, atum, gema de ovos e fígado são alguns desses alimentos que devem compor as refeições durante a semana para garantir a fonte da vitamina. Leites e seus derivados, como a manteiga, também podem auxiliar a repor este nutriente.

E por fim, mas não menos importante, a dica que fica é : invista em suplementação natural. E, para isso, conte com Nação Verde! Conheça os nossos suplementos que podem te ajudar na reposição de vitamina D:

Previni

Pastilhas mastigáveis sabor chocolate fonte de cálcio e vitamina D. A vitamina é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações.

O cálcio está envolvido na liberação de neurotransmissores no cérebro, que controlam o movimento muscular e a sinalização nervosa. Clique aqui para saber mais.

SmarTab

Suplemento vitamínico mineral, fonte de vitamina D3, nutriente produzido em contato com o sol. Clique aqui para saber mais.

Outros ativos do Smartab:

Vitamina C: Aliada para a imunidade;

Magnésio: Responsável pela ativação de mais de 300 reações enzimáticas;

Colina: Presente é um macronutriente importante para o fígado, músculos e para o bom funcionamento do cérebro.

Biomaxi

Multivitamínico, fonte de vitamina D2 e D3.

Outros nutrientes: vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B6, ácido fólico, vitamina B12, vitamina B5, biotina, vitamina A, vitamina K, potássio, selênio, iodo, zinco, borato, molibdênio, betacaroteno e ferro. Clique aqui para saber mais.

Algumas outras dicas para aumentar a imunidade do corpo e evitar a contaminação do novo Coronavírus:

  • Tome água de hora em hora, mesmo sem sede;
  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Garanta uma boa qualidade de sono;
  • Procure gerenciar melhor o estresse;
  • Mantenha uma rotina alimentar adequada;
  • Lave as mãos com água e sabão, se atentando em higienizar os punhos, entre os dedos e a palma e o dorso.

Gostou das nossas sugestões? Acompanhe o blog da Nação Verde e fique por dentro das nossas notícias e novidades de uma vida saudável!

Deixe uma resposta