Saiba tudo sobre a Valeriana, a planta que induz o sono e alivia a ansiedade

Saiba tudo sobre a Valeriana, a planta que induz o sono e alivia a ansiedade

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, de cada três brasileiros, pelo menos um tem insônia. Se esse é o seu caso (e você já tentou de tudo e mais um pouco para dormir melhor e ainda não achou uma solução) neste artigo trazemos uma dica natural para que noites mal dormidas não voltem mais a ser um problema no seu dia a dia: Te apresentamos a Valeriana, uma planta que induz o sono sem os efeitos colaterais dos medicamentos convencionais.

O que é Valeriana

A Valeriana, como já introduzida, é uma planta medicinal da família das valerianáceas,  muito utilizada popularmente para tratar crises de insônia, ansiedade e agitação. Para ter ideia da sua eficácia, a possível solução para a sua insônia é aprovada oficialmente por autoridades médicas em países como a Alemanha, Grã-Bretanha e outros países europeus como um medicamento natural que auxilia o sono.

imagem que representa insônia

Em resumo, é uma planta natural da América do Norte e Europa com flores cor-de-rosa. Elas crescem a partir de uma raiz tuberosa ou um rizoma, que contém muitos compostos importantes e responsáveis pelos poderes sedativos da planta.

Valeriana é bom para que?

A valeriana, há muito tempo, é utilizada para ajudar a dormir. É utilizada para o tratamento da ansiedade e de outras doenças que agravam com o estresse, como a diverticulose.  

Modernos estudos clínicos no Brasil provaram que ela pode melhorar tanto a duração quanto a qualidade do sono, já que na sua composição existem compostos sedativos que acalmam os espasmos musculares que bloqueiam as transmissões de sinais ao cérebro. Outros benefícios:

Alivia sintomas de menopausa

A valeriana é amplamente utilizada para induzir sono e melhorar a qualidade do mesmo durante a noite. Devido a isso, juntamente com seu efeito relaxante, a valeriana se mostra eficaz para sintomas da menopausa, especialmente à noite, onde mulheres relatam ondas de calor e suor intenso. 

É boa para cólicas menstruais

A valeriana tem propriedades anti espasmolíticas e relaxantes, que diminuem a força dos espasmos e contrações características das cólicas menstruais, ajudando a aliviar esse sintoma.

Como tomar a valeriana 

A valeriana pode ser tomada em forma de chá ou consumida em cápsulas, no entanto, para tratamentos específicos, as cápsulas são mais seguras, já que se pode ter um controle maior da quantidade que está consumindo.

imagem que representa como tomar a valeriana

Onde comprar valeriana 

Você se interessou pelos poderes medicinais dessa planta? Então, você está no lugar certo! Agora você pode ter uma boa noite de sono (xô, insônia), com a nossa Valeriana Officinalis, em cápsulas!

Quando tomar Valeriana

2 cápsulas por dia – Recomendável o consumo após refeições com 4 horas de intervalo

Contraindicações

Não é aconselhável misturá-la com álcool, outros medicamentos sedativos ou outras plantas semelhantes (como erva catnip, lúpulo, melatonina ou sálvia), já que dessa forma seu efeito pode ser intensificado e gerar sonolência.

A valeriana também não é indicada para grávidas, pessoas que tem alergias respiratórias e crianças menores de três anos. É recomendado o período de quatro a seis semanas para completar o tratamento, mas sempre consulte uma médica ou médico para saber o que ele pensa a respeito do uso para o seu caso.

CONHEÇA AQUI!

Gostou dessa dica para melhorar o seu sono e acabar com a insônia?  Então, acesse o nosso site para conhecer as nossas opções de alimentos e ingredientes naturais e receba mais conselhos como estes no nosso blog!

Deixe uma resposta