Saúde da mulher: tudo o que você precisa saber para aumentar a fertilidade

Saúde da mulher: tudo o que você precisa saber para aumentar a fertilidade

Você sabia que os cuidados com a saúde da mulher só foram fazer parte das políticas nacionais da saúde nas décadas iniciais do século XX? Antes disso, temas como fertilização, saúde do útero e os cuidados com o corpo, por exemplo, eram apenas restritos às questões relacionadas à gestação.

No entanto, aproximadamente em 1950, esse cenário mudou. Outras medidas começaram a ganhar visibilidade e ao final da década de 1970, a assistência a maternidade evoluiu, com políticas que procuram conscientizar a mulher sobre o parto e o bem-estar da gestante. Sendo assim, já nos anos seguintes, por exemplo, foram adotadas novas diretrizes que priorizavam os direitos sexuais e reprodutivos.

Atualmente existem planos e orientação para aumentar a fertilidade, disseminação de métodos contraceptivos e direitos sexuais e reprodutivos, além, de claro, boas práticas para dar liberdade e autonomia sobre o próprio corpo.

Cuidados para a saúde da mulher

Realizar exames periodicamente

Fazer um check-up é indispensável para diagnosticar doenças de forma precoce. Sendo assim, ao menos uma vez por ano, é preciso realizar exames importantes, como a mamografia ou o papanicolau.

Saúde mental

A saúde da mulher não é representada apenas pela parte física. Além disso, também é necessário cuidar da saúde mental, especialmente diante de problemas psicológicos.

Quadros como depressão, ansiedade e estresse têm que ser tratados corretamente para garantir bem-estar no cotidiano. Conheça nossas soluções naturais que ajudam a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão clicando aqui.

Higiene íntima

Dar atenção à sua região íntima é indispensável para evitar infecções comuns, como a candidíase.

Rotina de consultas no ginecologista

Importante para prevenção de doenças, a ida ao ginecologista também é um momento para tirar dúvidas sobre sexualidade, métodos preventivos, aumentar a fertilidade e qualquer outro assunto.

Alimentação com base em alimentos in natura

Alimentos in natura ou minimamente processados devem ser a base de uma dieta nutricionalmente balanceada. Conheça nossos alimentos naturais aqui.

 Suplementação com colágeno

Essencial para evitar o envelhecimento da pele, manter o viço e a elasticidade da pele. Conheça nossos colágenos aqui.

Conhecer o próprio corpo

Uma parte essencial para cuidar da saúde da mulher é conhecer o próprio corpo. Ficar de olho no organismo permite identificar sinais que devem receber a atenção de um médico — por menores que sejam.

Importância de cuidar do sistema reprodutor

O sistema reprodutor feminino é uma parte indispensável para a saúde da mulher. Então, mesmo que você não tenha a intenção de aumentar a fertilidade para engravidar, é importante checar os níveis hormonais. Além disso, também é uma questão ligada ao prazer sexual, ao bem-estar e à qualidade de vida.

Como aumentar a fertilidade?

Se você está tentando engravidar por métodos naturais e já sabe a importância da saúde da mulher ressaltada acima, existem recomendações práticas que ajudam a aumentar a fertilidade. Confira algumas:

Mantenha peso saudável

O peso interfere diretamente na fertilidade. Dessa forma, mulheres que estão abaixo ou acima do peso saudável, por exemplo, correm o risco de ter mais dificuldades para engravidar.

 Não fume

O hábito de fumar pode trazer importantes consequências para a fertilidade. Nesse sentido, nas mulheres fumantes, o cigarro pode afetar a receptividade do útero, prejudicando a possibilidade de gravidez.

Reduza o estresse

A ansiedade e o estresse intenso provocam alterações hormonais que afetam a produção de óvulos. Por isso, é importante achar formas para controlar o estresse, como meditação, técnicas de mindfulness, respiração profunda e outras atividades relaxantes.

Tenha uma alimentação saudável e equilibrada

A alimentação pode afetar a fertilidade muito mais do que imaginamos. Por isso, se você busca aumentar a fertilidade e melhorar as chances de engravidar, procure comer alimentos que ajudem o bom funcionamento dos hormônios sexuais e a estimular a maturação dos óvulos, como frutas, verduras, legumes, nozes, castanhas e peixes.

Conheça o Biofem

O nosso suplemento natural Biofem, por exemplo, tem óleo de linhaça, óleo de prímula, óleo de borragem e vitamina E. Sendo assim, é um produto natural indicado para a saúde do útero da mulher.

Seus componentes agem diretamente no organismo, melhorando a saúde no geral, confira:

Óleo de Linhaça

Rico em vitamina E, um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que causam danos nas células, evitando o envelhecimento precoce.

Óleo de Prímula

Ajuda em processos inflamatórios como artrite reumatóide, dores no peito e diminui os sintomas da TPM e menopausa.

Óleo de Borragem

Age diretamente no coração, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Clique aqui para saber mais.

Agora que você sabe como é importante cuidar da saúde da mulher, conheça a nossa linha de suplementos e alimentos naturais e continue acompanhando o nosso blog.

Deixe uma resposta