O Poder do Café
Aquele cheirinho durante o preparo do café é inconfundível. Para os amantes desta tradicional bebida, o efeito do aroma é similar à fumacinha dos desenhos animados que invade nosso nariz e nos deixa doidos. Seja na hora do café da manhã ou durante as pausas em nosso dia a dia, o café causa um impacto enorme no nosso organismo e, se consumido de maneira correta, pode trazer grandes benefícios ao nosso corpo.

O Poder do Café

Café: Quem resiste aos seus encantos?

Aquele cheirinho durante o preparo do café é inconfundível. Para os amantes desta tradicional bebida, o cheirinho já chama bastante a atenção. Seja pela manhã ou durante as pausas em nosso dia a dia, o café causa um impacto enorme no nosso organismo e, se consumido de maneira correta, pode trazer grandes benefícios ao nosso corpo. Quer saber quais são? Acompanhe aqui com a gente.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a bebida está presente na rotina de 97% da população do País. Diversos estudos atuais já revelaram que o consumo regular e moderado de café reduz a possibilidade de sofrer diferentes tipos de câncer, como o de pele, de boca, de cólon, de fígado e de próstata. A bebida também possui ácido clorogênico, ácido caféico e fitoestrogênios, que ajudam a reduzir o risco de câncer de mama.

E não para por aí: uma pesquisa japonesa realizada com 90 mil pessoas e publicada no American Journal of Clinical Nutrition ainda mostra que quem toma de três a quatro xícaras da bebida por dia tem 40% menos risco de morrer de doenças cardíacas, respiratórias ou de acidente vascular cerebral (AVC), quando comparado a quem não bebe café.

O café tem praticamente 0% de calorias. Sódio, tiamina, niacina, ácido fólico, fósforo, magnésio, manganês, potássio e riboflavina são alguns dos minerais presentes na bebida.

Você sabia que é um excelente aliado na luta do controle da diabetes?Para diabéticos do tipo 2, o café contém ácido clorogênico e a trigonelina alcalóide, substâncias que auxiliam na redução de glicose e insulina.

Todos os benefícios listados acima podem ser atribuídos aos oxidantes presentes no café. Segundo estudo publicado pela European Journal of Clinical Nutrition, o grão possui 2,5 vezes mais polifenóis que as folhas de chá-verde e três vezes mais que o vinho tinto.  É uma bebida que não tem calorias quando você bebe de maneira natural. Mas quando acrescenta chocolate, chantily, açucar …já muda um pouco, mas fica uma delícia!! 

Sabe aquela sensação – perceptível após o consumo da bebida – de que seu corpo está “acelerado”? Isso é explicado pela presença da cafeína. Cada xícara  (50 ml) possui 100 mg de cafeína. Além de diminuir a sonolência , aumenta a frequência cardíaca e acelera a respiração e o metabolismo.

Conheça abaixo mais cinco benefícios do café:

  1. Por ser um poderoso antioxidante, o café auxilia no fortalecimento da imunidade;
  2. Combate às dores de cabeça e enxaquecas graças ao efeito de analgésicos natural que possui;
  3. Melhora no humor, redução do estresse, ajuda na memória e raciocínio;
  4. Redução de cálculos biliares na bexiga;
  5. Prevenção de prisão de ventre.

O café pode ser consumido em três maneiras, grão de torra clara, grão de torra média e escura. O grão de torra clara é mais cítrico e intenso, pois mantém as características do grão de café – que é verde quando está cru. O grão de torra média, considerado pelos baristas o melhor tipo, tem sabor doce e é levemente cítrico. Já o grão de torra escura fica menos encorpado do que na torra média e tem um gosto mais amargo por causa do sabor de queimado residual da torra do grão.

Deu ou não uma vontade de tomar um café? Consumido em excesso é prejudicial, já que aumenta a ansiedade, acelera demasiadamente o ritmo cardíaco, causa insônia e náuseas.

Faça da prática de tomar um cafezinho com os amigos um hábito saudável. Em nossas lojas dispomos de um delicioso cafézinho, aguardo sua visita!

Deixe um comentário