O mundo está ficando pequeno pra tanto lixo
Illustration of separation recycling bins with organic, paper, plastic, glass, metal, e-waste and mixed waste. Waste segregation management concept.

O mundo está ficando pequeno pra tanto lixo

O mundo está ficando pequeno pra tanto lixo

A quantidade de lixo que a sociedade produz deve ser encarada como um sério problema ecológico e social. Com o crescimento da economia e da população, somados à implantação da cultura de consumo, o volume de dejetos aumenta a cada ano que passa.

Existem embalagens e produtos que podem ser reutilizados ao invés de serem encaminhados para processadores de lixo e ocuparem mais espaço no planeta. Sim, o mundo está ficando pequeno perto da quantidade de lixo que se acumula.
Uma boa solução para começar a minimizar este problema é a implantação da coleta seletiva.  Além de ser uma alternativa para sanar os impactos ambientais, a separação do lixo orgânico do reciclável também gera renda para as pessoas, economia as para empresas e é um bom caminho para chegarmos a um modelo de desenvolvimento sustentável.
Os dejetos orgânicos podem ser encaminhados para aterros e também servem para fabricar adubos naturais, a compostagem. Basta separá-los devidamente para que não estejam misturados com materiais recicláveis. Mas evite misturar gorduras, lacticínios, peixes, frutos do mar e cinzas no seu lixo orgânico.
O que demanda maior atenção e causa mais impacto ecológico são as embalagens. Papeis, plásticos, metais e vidros demoram muito tempo para decompor-se e viram vilões.  Poluem rios, mares e solos. Com esses tipos de material, é preciso tomar certos cuidados.

Vamos listar alguns materiais recicláveis e como armazená-los, assim você pode começar a fazer a coleta seletiva na sua casa. Sua parte é muito importante no processo de mudança, vamos lá!

 

Papeis
Jornais, revistas, cadernos, papelões, cartolinas e etc. É importante mantê-los secos e limpos. Não amassar também é uma força e tanto. Caixas de papelão podem ser desmontadas, assim não ocupam muito espaço na sua casa.
Plásticos, vidros e metais

Garrafas PET, potes de margarina, tubos de PVC, sacolas plásticas, bacias, baldes, latinhas de alumínio e etc. Com estes tipos de materiais é fundamental lavar antes de serem armazenados para a coleta seletiva. A higiene adequada destes resíduos evita a aparição de animais transmissores de doenças. Caso os vidros estejam estilhaçados ou quebrados, embale-os em um papel de jornal para evitar acidentes.

Deixe uma resposta