ERITRITOL : O AÇÚCAR COM ZERO KCAL

Como é difícil viver sem açúcar não é mesmo? Já citamos aqui no blog, diversos deles e agora entrou mais um para o nosso time, o ERITRITOL .

Com o nome diferente, ele é faz mágica! Adoçada qualquer coisa e o sabor fica igualzinho ao do açúcar comum. Ele é usado muito mais pelos diabéticos, adequado para uma variedade de alimentos e bebidas de calorias reduzidas e sem açúcar.

Eritritol, o açúcar dos diabéticos.

O eritritol é um álcool de açúcar, encontrado naturalmente em frutas como peras, melões e uvas, e em alimentos como cogumelos e outros derivados de fermentação, como vinho, queijos e molho de soja. A vantagem dele é que diferente do açúcar de coco, ele tem o sabor neutro, ótimo para usar na culinária.

Outros adoçantes que fazem parte dos polióis (álcool de açúcar) são o xylitol, sorbitol e o maltitol.
Eles, devido à estrutura de suas moléculas, eles têm a capacidade de estimular os receptores do gosto doce em nossas línguas.

Desses citados, o eritritol se destaca pelo número de calorias existente, que na verdade, quase não existe (rsrs) .

  • Açúcar Branco Refinado: 4 kcal por grama
  • Xylitol: 30 kcal em 1 colher de sopa
  • Açúcar Demerara: 80 kcal em 1 colher de sopa
  • Açúcar de Coco: 70 kcal em 1 colher de sopa
  • Eritritol: 0,24 kcal por grama

Quem tem desconforto gástrico quando come doces ? Bom, se for feito em casa pode usar o eritritol, ao ingerir é rapidamente absorvido no intestino delgado e estudos têm demonstrado que não é fermentado pelo corpo humano. Não causa gases e efeitos colaterais laxativos.

Outro diferencial do eritriol, como outros polióis, não prejudica os dentes e é resistente ao metabolismo por bactérias bucais, que quebram açúcares e amidos para produzir ácidos que podem levar à perda do esmalte dos dentes e à formação de cáries .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *