Couve-de-bruxelas contra o câncer?

Couve-de-bruxelas contra o câncer?

Couve-de-bruxelas contra o câncer?

Olá, pessoal.

Vocês sabiam que a couve-de-bruxelas é um alimento muito rico e que têm nutrientes que ajudam a prevenir que nosso organismo desenvolva câncer? Pois é! Muitas pessoas buscam constantemente uma alimentação mais saudável, principalmente pensando na saúde. Não é mais segredo que se alimentar de forma sadia pode sim prevenir muitas doenças graves. É pensando nisso que separamos a dica de hoje.

Essa couve lembra um pequeno repolho, mas tem gosto mais concentrado. Era cultivada inicialmente na Bélgica, no século XVI, mas hoje é onipresente em toda a Europa. No Reino Unido, compõe a mesa “oficial” das festas de fim de ano, isso porque é um dos poucos vegetais que podem ser colhidos em novembro e dezembro, em pleno inverno no antigo continente.

Além de rico em ômega 3, vitaminas K e C, fibras, manganês e fósforo, a couve-de-bruxelas possui uma composição nutricional capaz de proteger as células do corpo.

O alimento é da família das brássicas, que engloba mais de 4.000 espécies, entre elas brócolis, couve-flor, nabo, couve, repolho, agrião, mostarda e rabanete.

Além dos inúmeros compostos que beneficiam a saúde, uma substância chamada sulforafano está presente no na couve-de-bruxelas. Para quem não conhece, esse é um dos principais agentes anticancerígenos no organismo – está relacionado à redução do risco de diversos tipos de câncer, principalmente de mama e de fígado. O efeito antioxidante dificulta que as células cancerígenas se espalhem.

A quantidade diária recomendada é de uma xícara de chá 2 ou 3 vezes por semana. Claro, nunca esqueça que a necessidade diária deve ser avaliada individualmente por um profissional capacitado. Não deixe de consultar seu nutricionista!

A couve-de-bruxelas ideal para o consumo deve ter textura firme, compacta e coloração verde vívida. Pode ser servida como complemento de uma salada ou como acompanhamento de carnes vermelhas ou até peixes. Quando ela é feita no vapor, seus nutrientes podem ser mantidos de uma melhor forma – sem contar que a textura crocante permanece!

Deixe um comentário