Como acordar mais cedo e com disposição?

Como acordar mais cedo e com disposição?

Dicas para conseguir acordar mais cedo e com disposição

 

Acordar cedo e com disposição. Essa frase pode soar absurda para muitas pessoas. Se você é uma delas, acredite: é possível acordar cedo e com o humor equilibrado, assim disposto para realizar todas as tarefas do dia a dia.

O grande dilema é que, por mais que nosso cérebro reconheça a responsabilidade e saiba que está na hora de levantar, nosso corpo insiste em pedir uns minutinhos a mais de sono. Quando levantamos no susto, apenas pela obrigação de sair de casa, fica difícil começar o dia bem, não é mesmo?! 

Já falamos AQUI que alguns alimentos causam insônia – o que com certeza prejudica a disposição para o dia seguinte. Evitar esses alimentos é uma forma inteligente de amenizar possíveis problemas para despertar. Ter uma noite de sono tranquila e acordar bem faz com que o dia comece melhor, influenciando principalmente no humor e na saúde. Uma alimentação saudável e equilibrada é o principal fator para que isso seja possível.

A correria em que vivemos, muitas vezes impede que possamos dormir durante as clássicas 8 horas diárias recomendadas. Além de problemas de memória, humor, falta de atenção, estresse e sonolência durante o dia, dormir mal tem um impacto muito grande na saúde. Para não sofrermos com isso, nos resta tentar tornar as horas de sono as melhores possíveis!

Veja algumas dicas:

Crie rotina

Ter hora para dormir e para acordar ajuda o nosso corpo a se acostumar. Quando fazemos isso, nosso organismo entra em um ciclo e consegue organizar todas as suas funções de acordo com o nosso relógio biológico. A disciplina de manter essa rotina ajuda para que o corpo tenha uma frequência própria.

Não enrole na cama

Quando acordar abra a janela, pois a claridade ajuda o corpo despertar e afasta a preguiça. Além disso, você precisa “treinar” o seu organismo a entender que a cama é um lugar apenas para dormir. Quando você faz outras atividades, pode fazer com que haja uma dificuldade maior em pegar no sono. Ficar enrolando na cama, ver TV e ler, por exemplo, são tarefas que podem ser feitas em outro ambiente.

Relaxe

Ficar pensando nas tarefas do dia seguinte e enchendo a cabeça de preocupações com certeza irá prejudicar o seu sono e, consequentemente, o despertar. Atividades que estimulam a mente devem ser evitadas antes de dormir. Relaxar e esvaziar a mente é o segredo.

Deixe uma resposta