Combata a osteoporose, faça a dieta do cálcio!

Combata a osteoporose, faça a dieta do cálcio!

Combata a osteoporose, faça a dieta do cálcio!

 

Sabiam que o cálcio pode ser encontrado nos alimentos? A partir de uma certa idade é necessário suplementa-lo pois o nosso corpo para de produzir a quantidade que precisa.

Aqui na Nação Verde você tem o Osteotab , e vejam como é importante suprir essa vitamina.

O Cálcio é um importante nutriente responsável pelo fortalecimento dos ossos e dentes, além de auxiliar na contração dos músculos e na transmissão dos impulsos nervosos entre o cérebro e o organismo.

É importante existir o consumo adequado de Cálcio na alimentação, pois a ingestão insuficiente, especialmente durante a época de crescimento, pode gerar osteoporose e outros problemas ósseos na idade adulta. Os adultos também necessitam de Cálcio, já que os ossos estão sempre se reconstituindo ao longo da vida.

A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. 

Alimentos ricos em Cálcio:

– Leite e derivados (coalhada, queijos, iogurtes, creme de leite);

– Feijão, feijão branco, lentilha, ervilha;

– Folhas de Nabo, brócolis, couve, rabanete, agrião;

– Gema de ovo, castanha do Pará, amêndoas;

– Peixes (farinha de peixe, badejo, sardinha, manjuba).

Recomendações Gerais:

– Expor-se ao sol diariamente, antes das 10 horas e após as 16 horas, de 5 a 10 minutos pelo menos, pois o sol ajuda na produção de Vitamina D, que ajuda o Cálcio a ser absorvido pelo organismo; 

– Reduzir o consumo de café, bebidas alcoolicas, chá mate e refrigerantes do tipo cola;

– Reduzir o consumo de gorduras, presentes, por exemplo, em preparações como feijoada, acarajé, caldo de mocotó. Evite frituras. Prefira carnes magras, grelhadas ou assadas. Utilize o mínimo de óleo possível ao preparar alimentos;

– Faça exercícios físicos ao menos 30 minutos por dia. A atividade física ajuda a manter os ossos fortalecidos.

 

  • Dica: Dê uma voltinha na hora do almoço do seu trabalho, um pouquinho se SOL faz bem !

Dra. Paula Castilho

Nutricionista Formada pela São Camilo,especialista em nutrição Clinica, Enteral e Parenteral, Nutrição estética e esportiva, Pesquisadora da UNIFESP no ambulatório de cicatrização, Pesquisadora e mestranda em saúde publica na USP, Diretora da Consultoria Sabor Integral. Docente do Senac em Nutrição Estética. Consultora da Nação Verde

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