Torne o seu cafézinho mais saudável: conheça tudo sobre cafés especiais

Torne o seu cafézinho mais saudável: conheça tudo sobre cafés especiais

Se perguntar em cada cafeteria, padaria, bar, lanchonete ou restaurante, quantas vezes no dia os atendentes ouvem frases pedindo café, com certeza responderão que perdem as contas. No segundo país do mundo a consumir a bebida, perdendo apenas para os Estados Unidos, dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) revelaram que o consumo de café no Brasil representa 13% da demanda mundial. No entanto, se o hábito se tornar excessivo ou saturado de açúcar e outros aditivos, os benefícios da bebida vão por água abaixo. Por isso, no texto de hoje, a gente apresenta algumas dicas para tornar o seu café mais saudável! Confira tudo sobre o assunto e conheça os cafés especiais. 

O que significa o termo café especial 

Os termos café tradicional, superior, especial, entre outros, são termos usados principalmente para definir o nível de qualidade de cada grão e, assim, estabelecer um valor de compra e venda.

Segundo a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo, Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100), sendo avaliados os seguintes atributos:

  • Fragrância/Aroma
  • Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado)
  • Ausência de Defeitos
  • Doçura
  • Sabor
  • Acidez
  • Corpo
  • Finalização
  • Harmonia
  • Conceito Final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador. Única parcela de subjetividade do classificador na avaliação da amostra)

Diferença café tradicional e café especial

O café pode ser apreciado por suas características sensoriais e não apenas pela cafeína. Então, um primeiro ponto a ressaltar é a diferença notável de sabores e sensação ao experimentar um café especial e um tradicional. 

Entre as muitas espécies desse gênero, destacam-se três:

Coffea arabica – suas variedades mais comuns são a Typica e o Bourbon, que originaram outras cultivares como a Caturra (Brasil e Colômbia), Mundo novo (Brasil), Tico (América Central), San ramon (américa central), Blue mountain (Jamaica) e Sumatra (Indonésia). Dessas ainda originaram-se outras como a Catuaí, híbrido do Mundo novo e do Caturra.

Coffea canephora – sua variedade mais comum é a Robusta, sendo cultivada na África ocidental e central, no sudoeste da Ásia e em algumas regiões do Brasil, onde é conhecida como Conilon.

Coffea liberica – sua variedade é chamada de Dewevrei, conhecida como Excelsa e é nativa da África, não sendo muito demandada.

Onde comprar café especial 

Opa: uma linha de cafés especiais é uma das opções do nosso vasto cardápio de alimentos naturais! Nas nossas lojas e no nosso site, você  encontra uma linha exclusiva de cafés orgânicos especiais, com quatro opções e diferentes características:

Orbe: bebida mais encorpada e intensa, combina com doces.Origem: Minas Gerais

Mancala: café tradicional, ideal para acompanhamentos básicos, como pão de queijo, quiches doces ou salgados. Origem: São Paulo

Anima: bebida mais floral e suave, combina com salgados, embutidos, queijos. Origem: Minas Gerais

Celestial: Café mais complexo, com mais acidez, harmoniza tanto com doces ou salgados. Origem: Espírito Santo

Clique aqui para saber mais.

Dicas para tornar o seu café mais saudável:

Troque açúcar por canela

Deixar o açúcar de lado ajuda a saúde, além de deixar o paladar mais apurado. Então, opte por especiarias como a canela, que mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis e ainda reduz os riscos de doenças cardíacas. Outras opções saudáveis para substituir o açúcar são gengibre, noz-moscada e cravo-da-índia.

Evite tomar café de estômago vazio

Essa dica é importante principalmente para pessoas que sofrem de refluxo, síndrome do intestino irritável e outras condições gástricas. Quando chega no estômago, a bebida aumenta a produção de ácido clorídrico e pode provocar desconforto em organismos mais sensíveis, como a queimação da azia. Se você sente incômodo, melhor garantir uma refeição balanceada junto à sua xícara de café.

Reveze com um copo de água

A bebida não pode virar um substituto da água, então procure beber um copo de água antes de tomar uma xícara de café. Então, limite o consumo de café até quatro xícaras por dia e capriche na sua hidratação.

Informação extra, mas que vale a pena saber: 

Quer saber a origem do nosso café? A resposta é simples: eles são de fazendas que respeitem o meio ambiente, com as melhores práticas de cultivo. Portanto, nós escolhemos lugares em que o café é colhido a mão, onde a paixão pelo café é transmitida em todas as etapas do cultivo. Aqui trabalhamos somente com cafés SINGLE ORIGIN, ou seja, não trabalhamos com “blend” ou misturas de variedades.

E aí, gostou dessas dicas para tornar o momento do seu cafezinho mais prazeroso, saudável e natural? Então, clique aqui para experimentar a nossa linha de cafés especiais e acesse o nosso site para conhecer as nossas opções de alimentos e ingredientes naturais. Receba mais conselhos como estes no nosso blog!

Deixe uma resposta