Afinal, o álcool engorda realmente?

Afinal, o álcool engorda realmente?

É comum para quem está tentando emagrecer, ou pelo menos manter o shape, escutar que tem que “deixar o bom drink de lado”. Afinal, cada grama de álcool tem sete calorias e não oferece nenhum nutriente para o corpo, o que automaticamente faz com que as pessoas vejam a bebida como a principal vilã de uns quilinhos a mais. Mas será que o álcool realmente engorda?

Você certamente deve conhecer alguém que todo dia toma uma tacinha de vinho no jantar, ou um coquetel antes da refeição, e nunca ganham uma grama indesejada. E para a justificar o por quê de tudo isso, a ciência explica!

álcool engorda

Uma pesquisa publicada no renomado boletim de saúde canadense “Currety Obsety Reports” mostrou a relação entre o consumo alcóolico e o índice de massa corporal entre homens e mulheres.

Após seis meses de pesquisa, o estudo revelou que, entre o grupo de pessoas do sexo masculino, o consumo de bebida moderado não estava associado ao ganho de gordura. Enquanto que, ao mesmo tempo, para mulheres, o álcool literalmente não afetou o ganho de peso.

Em que ponto o álcool engorda?

Como tudo na vida, quando se trata de cuidar do nosso corpo, o álcool engorda quando consumido em exagero.

Para provar essa afirmação, o estudo mencionado acima mostrou que, durante a pesquisa, o comportamento de um outro grupo de homens e mulheres foi estuado. Nesse ponto da pesquisa, o objetivo era consumir ao longo dos seis meses mais de cinco drinques em ocasiões especiais, ou mais de quatro drinks no dia a dia. Como resultado, foi notado uma maior disposição para o aumento de peso e uma maior gordura abdominal.

E a conclusão final, para quem está esperando ansiosamente a resposta, é: o álcool, se consumido moderadamente, não engorda! Muito pelo contrário: estudos comprovam que beber faz você viver mais, ajuda no emagrecimento e, dependendo da receita, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Agora que você já sabe que o álcool não engorda nas condições apresentadas acima, a gente te ajuda a escolher um drink especial para essa noite!

Quantas calorias tem uma bebida alcoólica?

Basicamente, o que determina a quantidade de calorias de um drinque é seu teor alcoólico e se há carboidratos – açúcar, por exemplo – proteínas e gorduras em sua receita. Logo, podemos concluir que, pensando em ingestão calórica, você pode beber o que mais gosta, desde que não exagere na dose.

As calorias das principais bebidas alcoólicas a cada 100 ml  

  • Cerveja –  40 kcal
  • Vinho tinto seco – 87 kcal
  • Vinho branco seco – 87 kcal
  • Espumante – 98 kcal
  • Vodca – 295 kcal
  • Gim 295 kcal
  • Uísque – 295 kcal

E aí, gostou da novidade em saber que álcool não engorda?  Se você aprecia um bom drink, faça isso com moderação e mantenha-se saudável! E para deixar esse momento ainda mais gostoso, conheça as nossas gostosuras naturais clicando aqui! Uma cerveja gelada combina com um amendoim e uma taça de vinho pode ser bem acompanhada com o nosso chips de provolone. 😉

A Nação Verde oferece os melhores suplementos naturais e alimentos saudáveis para você manter sua saúde em dia! Clique aqui e confira.

Deixe uma resposta