Adeus Gorduras! Como um prato colorido pode dar uma mão na dieta

Adeus Gorduras! Como um prato colorido pode dar uma mão na dieta

ADEUS GORDURAS!

Como um prato colorido pode dar uma mão na dieta

Olá, pessoal.

Pode parecer clichê a velha dica de sempre montar um prato equilibrado e colorido, mas não é à toa que ela continua sendo reforçada pelos nutricionistas para manter uma alimentação saudável e sem sacrifícios para ficar com o shape perfeito.

É preciso um pouco de planejamento e muita criatividade na hora de montar o prato para que fique sempre saboroso, nutritivo e ajude a segurar o ponteiro da balança. O ideal é consumir de três a cinco cores, entre legumes, verduras e frutas.

A variedade de cores dos alimentos no prato garante energia máxima e um conjunto de compostos antioxidantes, minerais e vitaminas que fortalecem o organismo e ajudam a reforçar o sistema imunológico, prevenindo doenças cardiovasculares e degenerativas. Além disso, combate o excesso de radicais livres, os responsáveis por uma série de doenças como o câncer e o envelhecimento precoce.

Dentre os alimentos verdes encontramos vitamina A, que inibe substâncias que danificam e causam doenças às células, e a clorofila, que ajuda a diminuir a fadiga mental, acelera o metabolismo e elimina as toxinas. O abacate, por exemplo, é um dos alimentos amigos da dieta, pois ajuda a saciar a fome e fonte de gordura monoinsaturada.

No grupo de coloração roxa e preta, vale ressaltar a beterraba e repolho roxo, que possuem ótimas quantidades de antocianinas, um antioxidante que transformam os nutrientes absorvidos em energia e retardam os sinais de envelhecimento. Já o feijão é rico em fibra solúvel e amido resistente, que força o corpo a usar energia extra para tentar decompô-los.

Tomate, pimentão, laranja, maçã e cenoura são alimentos que formam os grupos vermelho e amarelo, capazes de manter o sistema nervoso saudável por conta da vitamina B3. Na sobremesa, optar por uma fruta como melancia auxilia na desintoxicação do organismo e evita a acumulação de gordura abdominal.

O grupo branco, com alimentos como a couve-flor, é rico em propriedades antibióticas que reduzem o colesterol ruim e fonte de cálcio, potássio e minerais que auxiliam no funcionamento do organismo.

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