É saudável consumir a casca de frutas e legumes?
Olá, pessoal.
Na hora de preparar a comida, você já ficou em dúvida se poderia ou não consumir a casca de algumas frutas e legumes?
Hoje é sobre isso que vamos falar aqui no Blog! Existem alguns cuidados que precisam ser tomados, mas, em geral, as cascas fazem muito bem à saúde.
A casca dos alimentos costuma ter uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas, muitas vezes até mais nutrientes que a polpa,porém precisamos ficar atentos à forma como esse vegetal foi produzido. Se não foi cultivado em sistema agroecológico pode conter pesticidas, que são produtos químicos extremamente danosos para o organismo. Agrotóxicos podem fazer muito mal à saúde, e a higienização básica nem sempre será o suficiente para limpar o alimento.
O ideal é selecionar frutas de qualidade ecológica certificada ou de seu próprio cultivo. Além de lavá-las bem com água e bicarbonato de sódio, também é indicado raspar um pouco da casca com ajuda de uma faca para limpar os vegetais.
Tirar a casca de legumes e frutas geralmente é algo automático, e muitos não percebem que ali está a maior parte dos nutrientes. Sem contar que as cascas são ricas em fibras, o que ajuda a manter o intestino equilibrado.
Conheça o benefício da casca de alguns alimentos:
Abacaxi – tem fibras, vitamina C, protege o estômago e ajuda na digestão das proteínas.
Abóbora, cenoura, manga, mamão, damasco – ricas em betacaroteno, antioxidante que diminui o risco de câncer e doenças cardiovasculares.
Berinjela – tem antioxidante cerebral, potássio, magnésio e fibras.
Batata inglesa – possui fibra, potássio, ferro, fósforo, zinco e vitamina C.
Frutas vermelhas – protege contra doenças cardiovasculares e câncer.
Pera, maçã, ameixa, pêssego, cereja – têm fibras insolúveis que melhoram o funcionamento do intestino.
Tomate – possui um antioxidante que diminui o risco de câncer, especialmente de próstata.
Banana – 8 vezes mais cálcio, o dobro do potássio e 4 vezes mais ferro que a polpa. Porém, a casca pode ser consumida no modo cozida ou assada”, destaca a nutricionista.
Não deixe de consultar o seu médico antes de inserir esses alimentos em sua dieta diária.