Diferentes tipos de Açúcar – Veja qual é o melhor !

Diferentes tipos de Açúcar – Veja qual é o melhor !

Qual é o melhor açúcar para escolher ?

Mas… qual é bom? Qual a diferença entre eles? Um engorda mais do que o outro? Pra quê tanto açúcar?
Você vai ficar espantado com tanta diferença, e qualidades de cada um!

O gosto e a cor dos açúcares são as principais diferenças visíveis e palatáveis, porém os valores nutricionais variam muito!

Uma dica: Quanto mais escuro, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais puro ele é.

Quanto mais branco e  refinado, significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento, que acaba eliminando quase todos os nutrientes que o açúcar tem.

  • De confeiteiro

Tem cristais tão finos que mais parecem talco de bebê. Excelente para fazer glacês e coberturas. O segredo é peneirar para obter os mini-cristais e a adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio para evitar que os grãozinhos se juntem novamente

  • Orgânico

Não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa da sua produção, do plantio à industrialização. É mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante

  • Light

Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, que quadruplicam o poder de adoçar.

  • Frutose

É extraído das frutas e do milho. Sem precisar de nenhum aditivo, frutose é cerca de 30 mais doce que o açúcar comum, mas ela engorda sem oferecer uma vitaminazinha sequer.

  • Refinado

Conhecido como açúcar branco, é o mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais minerais.

Bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Por não passar pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. 

  • Cristal

Com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira “só” 90% dos sais minerais.

É um açúcar usado no preparo de doces, esse açúcar é um dos tipos mais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.

Na Nação Verde tem também o Açucar de Coco

E aí? Já escolheu o seu?
Pense na sua saúde e nos benefícios que ele pode trazer!

 

Dra. Paula Castilho

Nutricionista Formada pela São Camilo,especialista em nutrição Clinica, Enteral e Parenteral, Nutrição estética e esportiva, Pesquisadora da UNIFESP no ambulatório de cicatrização, Pesquisadora e mestranda em saúde publica na USP, Diretora da Consultoria Sabor Integral. Docente do Senac em Nutrição Estética. Consultora da Nação Verde

Deixe um comentário