Aprenda deliciosa receita de risoto com vinho

Aprenda deliciosa receita de risoto com vinho

Aprenda deliciosa receita de risoto com vinho

Dia 22 de outubro é comemorado o dia do enólogo, que são os profissionais responsáveis por criar a composição dos vinhos. Eles possuem um grande conhecimento das vinhas e dos solos onde são cultivados. Em comemoração ao dia, separamos uma receita saborosa de Risoto Italiano de Shitake, que aliás, vai muito bem com um bom vinho branco.

Vamos aos ingredientes. Você vai precisar de;

1 litro de água aproximadamente,
1 cenoura pequena
2 cebolas médias
1 dente de alho
1/2 abobrinha italiana (verde)
1 tablete de caldo de legumes
150 gr. de arroz arbório
1 cálice de vinho branco seco
4 shitakes grandes frescos
50 gramas de manteiga
Cream cheese
Pimenta
Sal
Noz moscada
Queijo grana padano
Azeite

Depois de conferida a lista de ingredientes, vamos ao preparo.

O Caldo
Corte a abobrinha e a cenoura em cubos grandes, coloque meio dente de alho, meia cebola, um tablete de caldo de vegetais e sal. Coloque tudo para cozinhar na panela com 1 litro de água aproximadamente. Deixe cozinhar e vamos para o próximo passo;

O Shitake
Derreta a manteiga em uma frigideira para refogar a cebola cortada em lâminas bem finas, deixe até dourar. Também cortados em lâminas bem fininhas, acrescente o shitake na frigideira, tempere com sal, pimenta, azeite, noz moscada e ervas a gosto. Não deixe secar. Se for o caso, adicione mais manteiga.

O Arroz
Pegue outra panela, corte a cebola que restou em cubinhos e refogue na manteiga até dourar. O próximo a ser refogado é o arroz. Depois disso, adiciona a taça de vinho. Deixe o arroz absorver o líquido, mas não deixe secar. Acrescente aos poucos o caldo que preparamos no primeiro passo. Deixe o arroz ficar al dente (meio durinho), quando ele estiver próximo de atingir o ponto acrescente duas colheres de cream cheese, o shitake e o queijo grana padano ralado.

Deixe uma resposta