Chá de Hortelã – Sensação de Conforto e Bem-Estar !

Chá de Hortelã – Sensação de Conforto e Bem-Estar !

Vocês sabem qual é a diferença entre o HORTELÃ e a MENTA ?

 

A menta e o hortelã são plantas do mesmo gênero, o hortelã tem o nome cientifico 
Menta piperita  e a menta chama-se  Mentha Spicata. As folhas de menta ajudam nas dores de cabeça, gripes, cólicas e gases.

O chá de hortelã é uma das bebidas mais nutritivas, entre todos os chás medicinais. O hortelã, além de ser saudável e seguro, tem o aroma e o gosto muito agradáveis. Já perceberam o quanto ele deixa as bebidas refrescante ?

Com o nome científico Mentha piperita L., o hortelã pode ser consumido em forma de chás, de inalações, sucos e como tempero na preparação de refeições. Ela é bem fácil de encontrar nas feiras, mercados e hortifrútis .

 

As folhas de hortelã são excelentes para o nosso bem estar, além da sensação refrescante nos alimentos e sucos, o chá de hortelã melhora a digestão, melhorando o desconforto estomacal causado pelas comidas pesadas, cólicas e gases. Contribui para descongestionar o nariz, melhorar a gripe e resfriado, dores de cabeça e tratamento para queimaduras .

O chá de Hortelã é bem simples de fazer, e se você está querendo tirar o peso na consciência dos alimentos do fim de semana, esse chá vai de tarde uma sensação de conforto e bem estar.

Chá de Hortelã

Modo de Fazer:

  • 2 colheres de chá de folhas secas inteiras ou trituradas de hortelã ou 2 a 3 folhas frescas.
  • Colocar as folhas de hortelã pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 7 minutos e coar

Indicamos tomar depois das refeições. 

A hortelã pode ser utilizada em outras formas além do chá, como cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleo essencial para a pele ou aromaterapia.

Dra. Paula Castilho

Nutricionista Formada pela São Camilo,especialista em nutrição Clinica, Enteral e Parenteral, Nutrição estética e esportiva, Pesquisadora da UNIFESP no ambulatório de cicatrização, Pesquisadora e mestranda em saúde publica na USP, Diretora da Consultoria Sabor Integral. Docente do Senac em Nutrição Estética. Consultora da Nação Verde

Deixe um comentário