Você já se perguntou se é o pão que é calórico ou se é a caloria que você adiciona ao pão? Diante de tantas opções (manteiga, margarina, requeijão, geleia, creme de ricota, cottage, patê industrializado, etc) fica difícil escolher a melhor para você, principalmente para quem tem algum problema de saúde relacionado como diabetes, hipertensão, colesterol elevado. Diante de tantos objetivos e dificuldades, resolvemos criar o cardápio de acordo com suas necessidades!
Diabetes
quem tem diabetes, não pode consumir elevadas quantidades de açúcar e carboidrato.
Prefira: margarina light ou tradicional que não contém quantidades significativas de carboidratos, assim como a manteiga e o patê de industrializado (prefira o creme de leite de soja ou light ao invés da maionese). O creme de ricota, creme de queijo, cottage, maionese e cream cheese também podem ser consumidos, pois apesar de ter carboidratos, são em pequena quantidade e pouca gordura também. A geleia diet, apesar de não tem açúcar, tem maior quantidade de carboidrato do que as opções listadas acima, devido às frutas. Mas ainda assim, pode ser consumida.
Evite: a geleia comum contém açúcar e deve ser evitada por diabéticos.
Colesterol Elevado
Pessoas com níveis de colesterol elevados devem ficar atentos não só a quantidade de colesterol do produto, mas também a gordura saturada.
Prefira: a geleia diet (o excesso de açúcar também pode atrapalhar nos índices de colesterol) O cottage, o creme de ricota e o cream cheese não tem quantidade de colesterol significativa e pouca quantidade de gordura saturada, mas prefira as versões light.
Evite: a manteiga e o requeijão por serem derivados do leite têm maior quantidade de colesterol e gordura saturada. O mesmo acontece com a maionese, mesmo nas versões light.
O patê industrializado também tem colesterol e deve ser evitado.
Hipertensão
A quantidade de sódio é o componente que os hipertensos melhor devem observar nos produtos.
Prefira: a manteiga e margarina sem sal não contém sódio, assim como a geleia, sendo as melhores opções. Entre os que têm pouca quantidade de sódio, ou seja, menos de 400mg de sódio para 100g do produto estão o requeijão tradicional, a manteiga com sal, o cream cheese tradicional e light, o creme de ricota e o creme de queijo.
Evite: seguindo a mesma regra da quantidade de sódio para 100g do produto, evite o consumo de requeijão light, margarina light ou tradicional com sal, maionese tradicional ou light, queijo cottage e patê industrializado.
Emagrecimento – se o objetivo for somente eliminar peso, controlar as calorias e as quantidades é essencial. Portanto, não há restrição a nenhuma das opções, mas dê preferência às versões light e diet. Entre os menos calóricos podemos citar o patê, a geleia diet, o requeijão light, o cream cheese light, o cottage e o creme de ricota.
Geleia de morango caseira
INGREDIENTES
• 1kg de morango maduro e limpo, cortado ao meio
• 1/4 de xícara (chá) de suco de limão
• 3 xícaras (chá) de açúcar
MODO DE PREPARO
Aqueça o morango e o suco de limão em uma panela, em fogo baixo. Depois de 15 minutos, ou quando o morango estiver bem macio e com bastante líquido, junte o açúcar e mexa até dissolver. Cozinhe por mais 30 minutos, misturando de vez em quando com uma colher de pau, até obter uma geleia avermelhada, escura e bem brilhante, mas que dará a impressão de estar mole até esfriar.
Para testar, coloque um pratinho no freezer quando começar a trabalhar, retire a panela do fogo passados uns 20 minutos da adição do açúcar, coloque uma colher de chá de geleia no pratinho, espere 1 minuto, ou até criar uma película, e empurre uma das extremidades com a ponta do dedo para ver se enruga. Se a geleia ainda estiver mole, volte ao fogo por mais alguns minutos e repita o teste. Despeje a geleia em um pote de vidro limpo e seco, deixe esfriar, tampe e guarde na geladeira por até um mês.
10 Comentários
Olá,
Sempre passo margarina no pão ou biscoito, mas estou pensando em usar o creme de ricota no lugar. Essa opção realmente é a mais saudável?
E olhando duas embalagens de creme de ricota (de marcas diferentes) sendo que uma era tradicional e a outra era light, percebi que, apesar da qtd de caloria na light (38kcal) ser menor que na tradicional (42kcal) , o qtd de sódio da light era maior que na tradicional. Acabei levando a tradicional. Qual é a qtd aceitável de sódio por 30g de um alimento? E é possível que as empresas mintam naquele quadro nutricional que vem em todos os alimentos? Ou isso não é possível?
Desde já,
Obrigada.
Olá Daiana, realmente os produtos lights contem mais sódio do que os tradicionais, as calorias para serem consideradas lights devem ter 25% a menos redução de caloria de todos os ingredientes propostos.
Pode comprar o tradicional mesmo, as calorias são quase iguais para o malefício do sódio ser maior.. mas isso não vale para todos. Parabéns por ler o rótulo. Poucos fazem isso!
Boa tarde, a geleia caseira que você ensina pode ser considerada diet? Minha filha esta com colesterol elevado, e ela ama a margarina, preciso substituir por alguma coisa,e desta vez procura produtos naturais.
obrigada.
Para ser diet, não pode conter nenhum tipo de açúcar,apenas adoçante.
Com relação a manteiga, conhece a manteiga ghee?
Gostei muito do site, do post e das orientações dadas, mas fiquei com uma dúvida: ” o queijo Minas frescal pode ser consumido em pequenas quantidades por quem tem problema de trigliceredes e colesterol?
Agradecida.
Gersilene
Estou precisando de saber, qual a marca do requeijão para meu consumo, tenho taxas alteradas idade 68 anos, aguardo resposta. AHHH qual o método mais fácil para combater peso, e deixar minhas taxas ok…?
Dra Paula,
Meu bebê tem multi alergia leite, soja,ovo, carne vermelha, trigo, glúten, tomate, morango, framboesa, amora, banana, beringela, kiwui, melão, melancia, pepino, abacaxi, peixes (exceto atum), frutos do mar (evitamos devido meu histórico de alergia), oleaginosas (teve choque anafilático com amendoim ), corantes, gelatina e alguns produtos de higiene pessoal.
Estou usando uma geléia de marca confiável, sem parte desses alergenos. Porém percebo que ainda não consegui sucesso na geléia. Teria alguma outra receita que eu possa usar no lugar do morango e das frutas que ele reage?
Bom dia Dra. Paula! Adorei o artigo!
Gostaria de saber se posso substituir o açúcar na receita da geléia de morango pelo adoçante? Se sim, qual a melhor opção?
Margarina nunca será a melhor opção, não é saudável para ninguém.. a manteiga é mais indicada!
Boa noite
Eu e minha esposa somos praticantes de Muay thai e buscamos melhorar o quanto possível nossa alimentação! Consumimos tapioquinha a noite e passamos manteiga! O que seria mais saudável, manteiga ou requeijão?