Precisa emagrecer? Te ajudamos a manter o foco!
A forma com que cada um lida com as emoções é o que pode dificultar ou não a capacidade de lidar com as frustrações, pressões diárias e superar obstáculos. Sabemos que emagrecer pode não ser uma tarefa rápida e simples para alguns, porém foco e determinação são essenciais no processo.
Separamos algumas dicas que vão ajudar:
Alimentação
Esqueça aquela famosa frase: “feche a boca”. Já contamos aqui no Blog que não comer engorda. Portanto é preciso se reeducar, consultar um médico se necessário e entender de fato que a alimentação é apenas um dos pilares desse processo. Mudar hábitos e o estilo de vida são ainda mais importantes do que simplesmente passar a comer mais salada, por exemplo. Não vai adiantar oferecer uma privação de alimento ao organismo ou mudar bruscamente a forma com que vive e come. É um caminho que precisa ser trilhado com calma, um passo de cada vez.
Acostumar-se a comer frutas, beber mais água e consumir alimentos mais nutritivos e mais leves é o primeiro passo. Essa mudança exige paciência, foco e persistência. Muitos dizem que um dos grandes inimigos são as tentações de doces após almoço. Mas existem diversas maneiras de substituir alimentos muito calóricos por outros que vão causar a mesma sensação de saciedade.
É importante pesquisar alternativas e jogar a limpo com seu nutricionista para que a dieta seja efetiva, sem sacrifícios sofridos.
Crie uma meta
A determinação de uma pessoa é o que mais importa nesse processo. Criar metas e estipular prazos são maneiras de se motivar e lembrar quais são seus objetivos, seja colando uma mensagem de motivação na geladeira de casa ou uma foto que inspire você – o ideal é manter o foco e não desanimar com as pequenas adversidades.
Mexa-se
Existem diversas práticas que ajudam na perda de peso. O importante é que você identifique qual é a sua preferida, para que seja algo inspirador e não que seja feito apenas por obrigação. Deve-se trabalhar o psicológico e desenvolver capacidades de resiliência, além de controlar pensamentos e comportamentos autodestrutivos.
Organize-se
Crie uma rotina e deixa pra lá a preguiça. Se alimentar bem requer esforço.
Uma das melhores coisas é se organizar e ir no mercado e abastecer a geladeira e armários. Deixe sua alimentação pronta nos fins de semana, pois durante a semana após trabalhar fica mais fácil e saudável descongelar algo para comer ao invés de ligar e pedir uma pizza. (Lembre-se: foco!)
Estipule um prazo
O seu prazo deve ser adequado a sua rotina e comprometimento. Quem sempre foi sedentário pode ser que os resultados demorem um pouco mais para aparecer, pois o corpo precisa de acostumar com a movimentação e alimentação. Isso pode levar uma média de 3 meses, dependendo do corpo .
Coloque na ponta do lápis seus objetivos e mãos a obra !
– Pense em diminuir os furinhos do seu cinto;
– Entrar naquela calça que você tanto gosta, mas que não está servindo mais;
– Diminuir alguns centímetros na circunferência do abdômen ou quadril;
– Abrir mão do sedentarismo;
– Manter uma alimentação balanceada.