Pequenas atitudes que podem transformar o planeta
Olá, pessoal.
Pensar no futuro é, sem dúvidas, lembrar da sustentabilidade. Diante do desiquilíbrio natural que estamos vivendo, é muito importante utilizarmos todos os recursos disponíveis com responsabilidade.
O mundo sonha com nações sustentáveis, em que os países cresçam e se desenvolvam, satisfazendo as necessidades dos cidadãos, desfrutando dos elementos da natureza, mas sem comprometer as gerações futuras. O problema é que deixar essa boa herança ainda é um desafio.
Para se ter uma ideia, estudos estimam que 85% da população mundial viva em locais que usem mais recursos da natureza do que a capacidade natural do ambiente de se renovar.
O consumo consciente é o novo termo empregado pelas pessoas. Ele se caracteriza pela contribuição voluntária e cotidiana para garantir o desenvolvimento sustentável. Os comportamentos e as práticas do dia a dia devem seguir o caminho mais equilibrado possível, ou seja, menos desperdício e desgaste do meio ambiente para que não se tenha a extinção de floras e faunas, componentes essenciais na vida do homem e de todos os seres vivos.
Para deixar um rastro sustentável no planeta, podemos adotar atitudes simples:
– economizar água;
– reutilizar papel para rascunho;
– comprar apenas o necessário;
– usar lâmpadas fluorescentes ou de led;
– evitar produtos com muitas embalagens;
– preferir o refil;
– separar o lixo;
– fazer o uso da carona compartilhada;
– andar mais a pé ou de bicicleta;
– optar por equipamentos com o selo Procel (letra A é a mais indicada);
– escolher empresas que tenham responsabilidade socioambiental;
– disseminar os seus valores!
O indivíduo responsável sabe que as suas ações produzirão um impacto positivo na sociedade e no ambiente, mesmo que os efeitos surjam ao longo do tempo. Esse consumo consciente busca o meio-termo entre a nossa satisfação pessoal e a sustentabilidade. Pequenos gestos exercidos por um grande número de pessoas promove a transformação no mundo.