A chia tem sido ultimamente muito usada como alimento emagrecedor, mas seus benefícios vão muito além disso. Essa semente tem origem da região das andinas, eles a chamam de Salvia hispânica, mas nós “abrasileiramos” como Chia. Rica em proteína, suas sementes são pequeninas, brancas, acinzentadas ou pretas. Para saúde, traz diversos benefícios como:
– Controle da glicemia,
– Antiinflamatória
– Reduz o colesterol ruim
– Protege contra doenças cardíacas
– Ajuda a combater o envelhecimento precoce
– Regulariza o intestino
Muitos começam a consumir a chia pelo seu poder de emagrecimento, na verdade, a chia, em contato com a água infla, aumenta seu tamanho, como uma gelatina, o que estufa no estomago e trás a falsa sensação de saciedade, o que evita “os beliscos” ou exageros durante o dia. Fonte de cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, selênio e zinco, a chia se torna um grande aliado ao funcionamento adequado do organismo. Para a farinha e/ou a semente, consumir 2 colheres de sobremesa todos os dias. O óleo precisa de orientação nutricional para cada pessoa.
Shake de Chia
Ingredientes:
• 2 potes de iogurte grego light de morango ou o sabor de sua preferência
• 2 colheres de mix de oleaginosas
• 2 colheres (sopa) de sementes chia
• Gojy berry hidratados a gosto
• Mirtilo para enfeitar.
Modo de preparo:
Em um copo, taça ou pote de sobremesa, misture um iogurte com 1 e 1/2 colher (sopa) de chia. Por cima, arrume as oleaginosas. Acrescente outro pote de iogurte. Polvilhe o restante da chia e arrume o gojy berry por cima (molhe as antes para ficarem macias). Leve à geladeira por 30 minutos e sirva.
Rendimento:
2 porções – 150 a 180 calorias por porção.